Aprenda a voltar seu smartphone Android para as configurações de fábrica

Por Redação

É sempre muito bom instalar, testar e desinstalar muitos aplicativos em nossos celulares. Testar algum app ou jogo bacana a fim de descobrir novas opções para deixar nossos gadgets mais práticos, úteis e divertidos. Mas essa mania tem um preço: dadas as características do sistema móvel do Google, desinstalar e reinstalar apps e jogos frequentemente acaba fazendo com que dados de cache do sistema se acumulem, ocupando cada vez mais espaço na memória interna do smartphone.

É claro que existem muitas boas opções de aplicativos de manutenção, que ajudam a manter o cache do Android limpo e a conservar um bom espaço na memória do dispositivo (O 1 Tap Cleaner é um dos mais eficientes disponíveis), mas chega um momento em que a memória interna está tão cheia de lixo que o Android fica lento e nem mesmo apps de limpeza dão conta do recado. Em aparelhos de configuração mais limitada, o problema é ainda mais agravante.

Em situações como esta, não tem jeito: somente um reset do sistema resolve o problema, fazendo o smartphone voltar às configurações de fábrica e deixando-o tão rápido quanto no dia da compra. Se você está passando por esse apuro e não sabe como resetar seu aparelho, confira como fazer esse procedimento.

Antes de mais nada, saiba que o procedimento não irá apagar o conteúdo do seu SIM Card nem do seu cartão de memória. Entretanto, o reset do aparelho apagará todos os dados do sistema, incluindo aplicativos instalados e contatos salvos na memória interna. Então não esqueça de fazer um backup dessas informações. O Canaltech usará como exemplo o smartphone Motorola Razr D1. Apesar das mudanças no visual do Android dependendo da marca do aparelho, as funções a serem usadas aqui são semelhantes.

1 - Acesse as configurações do aparelho. Neste exemplo, elas ficam na opção "Ir p/ todas as configurações", após deslizar a tela para a esquerda;

Android - Reset de fábrica - Passo 01

2 - No menu de configurações, toque na opção Backup e Restauração;

Android - Reset de fábrica - Passo 02

3 - Toque na última opção desta tela, Restaurar dados de fábrica;

Android - Reset de fábrica - Passo 03

4 - Caso use senha, código PIN ou bloqueio de tela por desenho para bloquear a tela do seu celular, o Android pedirá que você entre com esta informação. Faça o que se pede;

Android - Reset de fábrica - Passo 04

5 - Após a entrada da senha/PIN/desenho, o sistema pedirá para confirmar se você deseja mesmo reinicar o aparelho. Confirme a opção.

Aguarde alguns minutos enquanto o processo de reset está em andamento. Em poucos instantes o seu smartphone estará reconfigurado para os padrões de fábrica, tão rápido quanto antes! Reinsira suas informações de conta do Google, restaure seus contatos e aproveite seu smartphone renovado.