Aprenda a localizar seu Android usando o Google

Por Redação

Desde a última semana é possível localizar dispositivos Android usando apenas o navegador. O recurso é semelhante ao Find my iPhone da Apple e permite ver onde está o seu aparelho no Google Maps, bloqueá-lo e apagar seus dados remotamente sem precisar de nenhum aplicativo no smartphone. A ferramenta ainda emite um toque de cinco minutos caso você esteja com ele perto de você, mas não saiba onde.

Para usar o recurso, basta digitar "find my phone" na busca do Google. O localizador, no entanto, está disponível apenas no Google em inglês, por isso, é preciso alterar suas configurações de busca caso seu idioma seja o português. Além disso, é preciso estar logado com sua conta do Google. Veja como localizar seu telefone pelo seu navegador:

Passo 1

Esteja logado com sua conta no Google e, na página do buscador, clique em "Configurações", no canto inferior direito da página e escolha a opção "Configurações da Pesquisa".

Find my Phone

Passo 2

Na página que abrir, clique em "Idiomas", no menu à esquerda. Marque a opção "English" e clique em "Salvar".

Find my phone 02

Passo 3

Depois é só digitar "find my phone" na busca do Google. A página vai mostrar uma janela do Google Maps com a localização do seu smartphone. No primeiro acesso, no entanto, ele vai pedir uma autorização para que o "Gerenciador de Dispositivos Android" use seus dados de localização. Basta clicar em "Allow".

Find my phone 03

Clicando no mapa, você é direcionado para a página do "Gerenciador de Dispositivos Android", que mostra a localização do seu smartphone no Google Maps em tamanho ampliado. Na página há também um box com mais 3 opções: "Tocar", "Bloquear" e "Apagar".

Find my phone 04

Clicando em "Tocar", você solicita que o Android toque no volume máximo por 5 minutos. A opção é perfeita para quem vive perdendo o smartphone em casa, mas não consegue localizá-lo porque ele está no silencioso ou no vibracall.

Caso seu smartphone tenha sido roubado, você também pode bloqueá-lo e redefinir sua senha e apagar seus dados remotamente clicando nas opções "Bloquear" e "Apagar", respectivamente.

Você já precisou encontrar seu smartphone? Compartilhe sua experiência nos comentários.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.