Celular perdido? Saiba como localizá-lo através do "Find My Device"

Por Ariane Velasco | 24 de Outubro de 2019 às 19h00

Um medo muito comum para donos de smartphone consiste em perder seu aparelho. Infelizmente, para alguns esse medo se torna realidade. Nessa hora é muito difícil raciocinar corretamente ou até mesmo lembrar em quais lugares ele pode ter sido perdido. Por isso, existe um serviço da Google muito útil que com certeza poderá ajudar: O "Encontre Meu Dispositivo" (ou, em inglês, "Find My Device").

Através dessa ferramenta é possível localizar o seu celular e até mesmo bloqueá-lo para que ninguém possa usá-lo caso o encontre. Além disso, ela permite apagar todas as informações armazenadas no seu aparelho a fim de que nenhum dado importante seja descoberto. Nesse caso, claro, é importante que haja um backup desses documentos disponível.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Interface do "Find My Device", onde o mapa de localização pode ser utilizado. (Captura de tela: Ariane Velasco)

Como localizar o seu celular perdido usando o “Encontre Meu Dispositivo” (Find My Device), da Google

Primeiro, você deve se certificar de que o seu Android preenche alguns requisitos para utilizar o serviço. São eles:

  • Estar logado em uma conta do Google;
  • Estar conectado ao 3G, 4G ou Wi-Fi;
  • Estar visível no Google Play;
  • Estar com o serviço de localização ativado;
  • Ter o aplicativo “Find My Device” instalado e ativo;
  • E, claro, estar ligado.

Uma vez que o seu smartphone atenda a todas essas exigências, será possível localizar o seu celular perdido através da ferramenta:

  • Primeiro, acesse o serviço Find My Device através de um computador ou outro smartphone e entre com a sua conta do Google (vale ressaltar que ela deve ser a mesma que está cadastrada no seu aparelho que sumiu);
  • Depois, selecione o smartphone cadastrado no serviço que tenha sido perdido (caso haja mais de um). O aparelho receberá uma notificação;
  • Em seguida, a localização do seu celular será exibida no mapa do Find My Device;
  • Você também poderá fazer com que o celular toque um som, a fim de tornar mais fácil encontrá-lo. Para isso, basta selecionar a opção “reproduzir som”. Ele tocará por cerca de cinco minutos.
Caption

Como bloquear um celular perdido ou roubado

Caso seja necessário bloquear o aparelho para que ninguém possa ter acesso a ele, você deve, ainda no aplicativo Find My Device, seguir as instruções abaixo:

  • Uma vez que o celular tenha sido localizado, clique em “proteger dispositivo”;
  • Ao selecionar essa opção, o aparelho será bloqueado com o PIN ou senha configurados por você. Caso nenhuma senha tenha sido configurada, você poderá criar uma utilizando a ferramenta.

Já, para limpar os dados do seu celular Android perdido, após tê-lo localizado através do Find My Device, você deverá clicar em “limpar dispositivo”. O aparelho terá todas as informações deletadas e voltará para as suas configurações de fábrica.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.