Dicas para não desperdiçar o seu tempo nas redes sociais

Por Joyce Macedo

Pesquisas já revelaram que o Brasil supera a média mundial de tempo médio gasto em visita a redes sociais. Mas até que ponto podemos considerar isso algo positivo?

As redes sociais são como uma faca de dois gumes: de um lado temos a riqueza de informações processadas diariamente nessas plataformas, algo que pode ser utilizado de maneira muito produtiva quando analisadas e aplicadas para o crescimento de um negócio; mas do outro lado está uma grande aliada da queda de produtividade e aumento da procrastinação.

Muitas vezes as redes sociais atuam como vilãs e drenam muito tempo de nossas vidas. Somos capazes de passar horas navegando sem, necessariamente, realizar algo produtivo. Para evitar que elas suguem a sua produtividade e seu tempo, confira algumas dicas importantes na hora de usar as redes sociais:

1. Tenha um propósito ao usar uma rede social

Ter um motivo específico para estar em uma determinada rede social é uma boa forma de começar a ser mais seletivo e direcionar melhor o seu tempo. Evite misturar assuntos pessoais com profissionais. Por exemplo, você pretendia utilizar o Twitter para monitorar o tipo de conteúdo compartilhado pela concorrência? Então foque nesse propósito ao usar a rede de microblog e veja se você realmente fez o que planejava.

Veja alguns exemplos de bons motivos para estar em sites como Twitter e LinkedIn:

Networking

  • Procurar trabalho
  • Buscar parcerias para novos empreendimentos
  • Conhecer novas pessoas com interesses em comum

Pesquisa

  • Encontrar tópicos para escrever a respeito
  • Procurar novas fontes de informação
  • Ver a reação dos usuários em relação a determinados tópicos

Atendimento ao Cliente

  • Procurar depoimentos sobre a sua marca ou produto
  • Monitorar sua marca em relação a algum problema específico

Vendas/Marketing

  • Compartilhar conteúdos com as massas
  • Encontrar usuários com problemas específicos que possam ser resolvidos com o seu produto ou serviço

2. Limite o seu tempo

Estipular e cronometrar um tempo para permanecer nas redes sociais vai forçá-lo a entrar, fazer o que você tiver para fazer lá e depois sair. Às vezes temos a sensação de ter ficado apenas cinco minutinhos no Facebook, por exemplo, mas geralmente quando olhamos no relógio, lá se foi uma hora.

Uma dica é utilizar a chamada “Técnica Pomodoro“ para realizar tarefas diárias e administrar melhor seu tempo. Criada pelo italiano Francesco Cirillo, esse método de gerenciamento de tempo consiste em definir a tarefa a ser realizada e executá-la sem parar durante 25 minutos, depois faça um pequeno intervalo de cerca de cinco minutos para descansar (checar e-mails, redes sociais, alongar-se, etc) e depois volte para uma bateria de mais 25 minutos ininterruptos.

Você vai ficar espantado com o quanto pode realizar em pouco tempo quando se está focado em um objetivo.

Técnica pomodoro

3. Limpe a sua timeline

O objetivo de uma rede social é interagir com outras pessoas, logo, se você possui alguém na sua rede de contatos que não costuma postar nada relevante, ou, por outro lado, posta bobagens demais, ou se você sequer sabe o motivo de tê-la adicionado, essa é a hora de realizar uma limpeza.

Existem diversos aplicativos que podem ajudar a realizar essa tarefa de uma maneira simples, como o Tweepi, que mostra algumas estatísticas para filtrar usuários inativos e indesejados.

Leia também: Conheça alguns aplicativos para limpar e organizar a lista de amigos do Facebook

4. Salve links para ler mais tarde

Salvar informações para ler mais tarde é uma ótima maneira de limitar o tempo gasto nas redes sociais. Se você clicar e ler cada artigo interessante que aparece na sua timeline, com certeza perderá boas horas com leituras que não demandam tanta urgência.

Existem diversas ferramentas disponíveis para ajudar nessa tarefa. Algumas delas:

Read Later Fast

5. Otimize o uso do e-mail

O e-mail é um mal necessário no nosso dia a dia, porém nossa caixa de entrada também tem o poder de sugar boa parte do nosso tempo. Um exemplo de como fazer melhor uso desta ferramenta é utilizar a extensão Full Contact.

Trata-se de um aplicativo que tem como objetivo compartilhar todas as informações dos seus contatos do Gmail. Com ele, é possível reunir diversas informações de um contato no próprio serviço de e-mail do Google, como seu contato nas redes sociais, endereço e website.

Com a possibilidade de acessar esse tipo de informação dentro do próprio Gmail, você terá um motivo a menos para entrar em determinadas redes sociais.

Full Contact Gmail

Leia também: Conecte-se nas redes sociais sem perder a produtividade

Fonte: http://www.makeuseof.com/tag/social-media-sucking-time-get-done-tips/