Android: descubra qual app você mais utiliza

Por Douglas Ciriaco

Smartphones e tablets oferecem possibilidades quase infinitas quando se fala de aplicativos. Mesmo em gadgets com armazenamento interno reduzido é possível instalar vários deles, o que, às vezes, pode levantar uma dúvida básica: qual é o app que você mais utiliza?

Bem, para descobrir isso você obviamente vai precisar de outro aplicativo. Nós testamos o Quality Time, um app especialista em desvendar quais são seus hábitos no Android e capaz de contar exatamente quais são os aplicativos que você mais usa no aparelho. Ele está disponível gratuitamente na Play Store.

Faça o download do Quality Time e aprenda a usar o app neste tutorial.

Monitorando seus hábitos

Após instalar o Quality Time, ele começa a funcionar em seu gadget a fim de coletar informações sobre como você o utiliza. Sua tela inicial exibe um resumo geral do dia até agora, categorizando tudo em um intervalo de horas. Em cada entrada exibida, você vê quanto tempo esteve utilizando o seu portátil.

Quality Time

Ao clicar sobre uma das entradas, ela se expande e mostra dados detalhados de cada um dos apps que você usou.

Quality Time

Resumos

Deslizando a tela para cima, é possível visualizar a lista dos apps organizados de acordo com o tempo de uso de cada um. Assim, você vê qual as aplicações mais utilizadas durante o dia atual:

Quality Time

E também aquelas que você mais usou durante a última semana:

Quality Time

Nesses espaços, o Quality Time exibe não somente o tempo de utilização, mas também a quantidade de vezes em que você usou os aplicativos naquele período.

Colocando limites

Uma função bastante interessante do Quality Time é o limite de uso que você pode impor a si mesmo. Vamos supor que você queira focar mais em suas tarefas e define 30 minutos diários como o máximo de tempo a ser gasto no Facebook. Acessando o perfil individual de um app (basta clicar sobre o ícone dele para isso), você pode ver informações detalhadas e criar um alerta de uso.

Toque sobre a opção “Set Usage Alert” e então escolha o tempo adequado. É possível fazer isso para quantos aplicativos você quiser.

Quality Time

Dê um tempo

Se você quer suspender o monitoramento do Quality Time por um tempo, é possível fazê-lo pressionando o botão de opções do app (que pode ser o botão de menu do seu aparelho, caso ele possua um) e indo em “Take a Break” para definir a duração desse intervalo.

Quality Time

Nas configurações do aparelho (menu “Settings”), você pode realizar pequenas alterações como desativar as notificações do Quality Time.