Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android vai colocar apps suspeitos em quarentena

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Abril de 2024 às 13h31

Link copiado!

Árpád Czapp/IUnsplash
Árpád Czapp/IUnsplash

O Android 15 pode apresentar em breve um novo modo de proteção contra apps maliciosos: a função “quarentena”. O recurso é inspirado nos mecanismos de antivírus para desktop e permite isolar aplicativos suspeitos e impedir que eles sejam executados até que seja realizada a reavaliação por parte do usuário.

Essa camada extra de segurança apareceu em construção pela primeira vez nos códigos da versão Android 14 QPR2 Beta 1, lançada em novembro do ano passado. Porém, o Google não realizou novas atualizações nem definiu um cronograma de liberação dessa função.

Apps em quarentena no Android

Continua após a publicidade

O Android é conhecido por oferecer uma boa proteção contra aplicativos suspeitos, especialmente porque os apps não têm acesso em nível de sistema e só podem se comunicar entre si usando APIs bem definidas e com as devidas permissões.

No entanto, aplicativos maliciosos podem conseguir contornar a proteção do sistema e a verificação do Google Play Protect para invadir um celular e realizar ações prejudiciais ao aparelho.

Segundo a equipe do Android Authority, que analisou os códigos do Android 14 QPR2 Beta 1, a quarentena de apps pode funcionar de maneira similar ao recurso “aplicativos desativados” com a aplicação de algumas restrições.

Continua após a publicidade

Ao isolar um aplicativo suspeito, ele permanecerá visível na tela inicial e nas configurações do Android, mas não emitirá notificações, suas janelas serão ocultadas e suas atividades em execução serão interrompidas.

A equipe que verificou as funções de quarentena notou ainda que as APIs utilizadas para isolar um aplicativo são as mesmas usadas para suspender um app, mas com uma sinalização extra.

Além disso, a permissão para colocar um app em quarentena é restrita aos serviços de verificação de segurança — o que indica que soluções como o Google Play Protect serão responsáveis por essa proteção adicional.

Enquanto esse mecanismo não chega aos celulares, veja também dicas para deixar o Android mais seguro.

Continua após a publicidade

Fonte: Android Authority