Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android P | Notificações de mensagens de texto recebem atualização no visual

Por| 08 de Março de 2018 às 15h50

Link copiado!

Android P | Notificações de mensagens de texto recebem atualização no visual
Android P | Notificações de mensagens de texto recebem atualização no visual

Recentemente a Google liberou a primeira prévia do Android P para desenvolvedores, quase que exclusivamente voltado a recursos back-end. E uma das novidades que mais chamou atenção no anúncio, conforme mostram as capturas de tela logo abaixo, foi o design do painel de Configurações Rápidas e de notificações.

Esta parte da interface de usuário pode parecer bastante diferente dependendo da versão de Android que o usuário esteja utilizando. O painel do Google em aparelhos Samsung, por exemplo, se difere do que é mostrado em dispositivos LG. Mas, se a pessoa estiver em posse de um Pixel, possivelmente será difícil não notar as extremidades e as bordas arredondadas em torno de alguns elementos da UI. No Oreo, por sua vez, esses detalhes são dimensionados e cobrem toda a tela.

Um dos medos que estas mudanças podem trazer é a possibilidade de que o Android perca a densidade de informações que a maioria dos usuários atualmente vislumbra – e que, por sinal, o diferencia da interface mais arredondada do iOS. Felizmente, as mudanças apresentadas são sutis e puramente estéticas, com o intuito de delinear melhor a interface de usuário do resto do sistema operacional.

Continua após a publicidade

É difícil não pensar no visual apresentado pelo iPhone quando se analisa as capturas de tela da prévia. Todavia, a Google parece querer apostar em apresentar informações mais detalhadas dentro das notificações e das mensagens de texto. É possível, portanto, que os aplicativos de troca de mensagens do Android P recebam um redesign no que tange as notificações, visando aprimorar as exibições de imagens nas mesmas – incluindo uma fotografia do perfil da pessoa que enviou o texto. Além do mais, será possível também expandir a notificação e ver algumas linhas da conversa antes de responde-la.

Embora o iOS funcione de maneira similar, exigindo que o usuário utilize o 3D Touch para abrir a janela de notificação; no Android, bastará arrastar lentamente, ou com dois dedos, para expandir o alerta.

Por fim, a Google ainda está adicionando mais uma opção prática voltada a aplicativos de mensagens: a possibilidade de adicionar botões de respostas inteligentes dentro da notificação. Mais detalhes sobre este recurso devem surgir em breve, mas as especulações sugerem que a Google incentivará desenvolvedores a colaborarem com criações próprias, de forma a agregar ainda mais à suposta funcionalidade.

Continua após a publicidade

Vale relembrar que a companhia ainda pode experimentar diferentes estilos visuais e aplicar variados elementos estéticos antes de implementar uma mudança mais generalizada. Por isso mesmo estas diferenças foram reveladas em uma versão para desenvolvedores. Por sinal, a maioria das funcionalidades focadas em usuários não serão anunciadas até que ocorra a Google I/O em maio.

Fonte: The Verge