Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android P | Google libera prévia para desenvolvedores do novo SO móvel

Por| 07 de Março de 2018 às 16h21

Link copiado!

Android P | Google libera prévia para desenvolvedores do novo SO móvel
Android P | Google libera prévia para desenvolvedores do novo SO móvel
Tudo sobre Google

Temos uma ótima notícia para quem é fanático pelo SO móvel da Google. Surpreendendo a todos, a gigante das buscas acaba de disponibilizar a prévia para desenvolvedores do novo Android P. Você já pode fazer download da compilação e executá-la no Android Emulator ou em qualquer aparelho da série Pixel (Pixel, Pixel XL, Pixel 2 e Pixel 2 XL) – por sua conta e risco.

Isso porque essa build inicial é um tanto instável e serve apenas para que os programadores possam brincar com os recursos inéditos que tal versão do SO trará ao público final. A ideia da Google é que todos possam, desde já, oferecer feedbacks e ir adaptando seus aplicativos para lidar com as novas funcionalidades. Sendo assim, não pense que se trata de uma compilação para usar no dia a dia.

O Android P Developer Preview pode ser baixado pelo site oficial do Android Developers. Caso queira instalá-lo em um dos dispositivos compatíveis, será necessário flasheá-lo manualmente através de uma ferramenta de custom recovery — as instruções para fazê-lo estão na mesma página de download. Lembre-se que esse é um processo arriscado e deve ser feito apenas caso você tenha conhecimentos avançados na área.

Continua após a publicidade

Principais novidades

O Android P, por enquanto, não apresenta grandes alterações em sua interface em comparação com o Oreo, mas conta com uma série de novos recursos bem bacanas, como o suporte a geolocalização mais precisa para interiores através do protocolo Wi-Fi RTT (o que lhe permitirá saber sua posição exata dentro de um shopping, por exemplo), e uma API que lida melhor com os entalhes (ou "notch") que andam sendo adotados em vários dispositivos móveis, como o novo Zenfone 5. A build também traz notificações mais detalhadas para mensagens e uma biblioteca de desenvolvimento própria para câmeras duplas.

No quesito segurança, o Android P destaca-se por finalmente oferecer um diálogo de sistema próprio para aplicações que fazem uso do sensor biométrico do dispositivo, garantindo uma integração maior entre o hardware e apps de terceiros. Além disso, nesta nova versão, o sistema operacional passará a restringir o acesso à câmera, microfone e sensores do celular para softwares que estejam sendo executados em segundo plano. Isso garante maior privacidade aos usuários e reduz muito a incidência de programas-espiões.

Continua após a publicidade

A lista completa de novidades do Android P Developer Preview, incluindo changelogs técnicos, pode ser encontrada no blog oficial da Google.