Android P | Google libera prévia para desenvolvedores do novo SO móvel

Por Ramon de Souza | 07 de Março de 2018 às 16h21
Tudo sobre

Google

Temos uma ótima notícia para quem é fanático pelo SO móvel da Google. Surpreendendo a todos, a gigante das buscas acaba de disponibilizar a prévia para desenvolvedores do novo Android P. Você já pode fazer download da compilação e executá-la no Android Emulator ou em qualquer aparelho da série Pixel (Pixel, Pixel XL, Pixel 2 e Pixel 2 XL) – por sua conta e risco.

Isso porque essa build inicial é um tanto instável e serve apenas para que os programadores possam brincar com os recursos inéditos que tal versão do SO trará ao público final. A ideia da Google é que todos possam, desde já, oferecer feedbacks e ir adaptando seus aplicativos para lidar com as novas funcionalidades. Sendo assim, não pense que se trata de uma compilação para usar no dia a dia.

O Android P Developer Preview pode ser baixado pelo site oficial do Android Developers. Caso queira instalá-lo em um dos dispositivos compatíveis, será necessário flasheá-lo manualmente através de uma ferramenta de custom recovery — as instruções para fazê-lo estão na mesma página de download. Lembre-se que esse é um processo arriscado e deve ser feito apenas caso você tenha conhecimentos avançados na área.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Android P facilita a vida dos desenvolvedores na hora de lidar com o "notch" das telas (Imagem: Google)

Principais novidades

O Android P, por enquanto, não apresenta grandes alterações em sua interface em comparação com o Oreo, mas conta com uma série de novos recursos bem bacanas, como o suporte a geolocalização mais precisa para interiores através do protocolo Wi-Fi RTT (o que lhe permitirá saber sua posição exata dentro de um shopping, por exemplo), e uma API que lida melhor com os entalhes (ou "notch") que andam sendo adotados em vários dispositivos móveis, como o novo Zenfone 5. A build também traz notificações mais detalhadas para mensagens e uma biblioteca de desenvolvimento própria para câmeras duplas.

No quesito segurança, o Android P destaca-se por finalmente oferecer um diálogo de sistema próprio para aplicações que fazem uso do sensor biométrico do dispositivo, garantindo uma integração maior entre o hardware e apps de terceiros. Além disso, nesta nova versão, o sistema operacional passará a restringir o acesso à câmera, microfone e sensores do celular para softwares que estejam sendo executados em segundo plano. Isso garante maior privacidade aos usuários e reduz muito a incidência de programas-espiões.

A lista completa de novidades do Android P Developer Preview, incluindo changelogs técnicos, pode ser encontrada no blog oficial da Google.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.