Publicidade

Android ganhará 6 novos recursos nas próximas semanas; saiba quais são

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Junho de 2021 às 15h16

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

O Google anunciou seis novos recursos para Android que vão ajudar a melhorar a acessibilidade e tornar mais úteis os atalhos do sistema operacional. Entre as novidades estão alerta de terrometos, mensagens com opção de facilitar a localização, recomendações automáticas de emojis.

Confira tudo que deve desembarcar em breve no sistema operacional do robô:

Alerta de terremotos

Continua após a publicidade

Começando pelo primeiro e mais sério de todos: o sistema de alerta e detecção de terremotos por telefone chegará a Turquia, Filipinas, Cazaquistão, República do Quirguistão, Tadjiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão. A ideia é levar o recurso para países que apresentam alto risco de terremotos.

Ele usa aparelhos Android para criar uma espécie de rede de identificação de tremores e avisos em tempo real caso a pessoa esteja em uma área potencialmente afetada. Isso foi lançado originalmente no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, mas recentemente chegou à Grécia e à Nova Zelândia. Agora, é expandido para várias nações da região asiática e leste europeu.

Mensagens marcadas com estrela

Continua após a publicidade

De vez em quando, informações importantes se perdem em meio a tantos dados armazenados nos telefones. Agora, o Android vai permitir marcar uma estrela no que for mais relevante, facilitando a vida do usuário na hora de resgatar a informação.

O Google diz que o recurso será lançado no aplicativo Mensagens “nas próximas semanas”, portanto ainda não há uma data oficial do desembarque. Para os brasileiros, que tem pouco hábito de usar o SMS, provavelmente essa adição também fará pouca diferença.

Recomendações de emojis

Continua após a publicidade

O Gboard, teclado oficial do Android, passará a sugerir contextualmente as figurinhas e emojis criados no Emoji Kitchen, a ferramenta do Google para unir duas carinhas diferentes. Ele permite mesclar as opções disponíveis para criar combinações únicas como corações sorridentes, animais apaixonados ou o que mais a sua criatividade permitir.

As sugestões aparecerão no menu Emoji para quem escrever uma mensagem em inglês, espanhol ou português. Como elas são baseadas nas reações, os textos devem ter ligação com esses sentimentos. Por exemplo: se você escrever apaixonado, os stickers e emojis exibidos provavelmente terão corações.

Atalhos do Google Assistente

Continua após a publicidade

Os atalhos do Google Assistente permitem o acesso rápido a uma parte específica de um aplicativo, mas os desenvolvedores agora permitirão a exibição dos dados na forma de widgets. Com um um novo tipo de integração, será possível ofertar um novo leque de possibilidades de uso da tecnologia de voz.

Em vez de o assistente levar o usuário para o aplicativo em si, ele poderá simplesmente exibir as informações mais relevantes ali mesmo, na mesma tela. Isso pode otimizar bastante o acesso a dados rotineiros, além de incentivar o uso da ferramenta.

Reconhecimento de voz na hora certa

Continua após a publicidade

O aplicativo Voice Access, do Google, permite às pessoas navegar em seus telefones usando apenas comando de voz. Agora, ele vai receber a possibilidade de detecção do olhar para saber se alguém está falando com o aparelho ou com outras pessoas próximas. O objetivo é evitar a execução de ações involuntárias, como já ocorreu com muita gente.

O recurso ainda está em fase beta, mas também deve receber melhorias na hora de inserir senhas: os usuários serão capazes de dizer palavras como "cifrão" ou “arroba” e serão traduzidas no símbolo, em vez de serem escritas literalmente.

Android Auto com mais opções de personalização

Continua após a publicidade

Se você sempre achou a aparência do Android Auto feia, essa notícia é para comemorar. Os usuários agora poderão usar o telefone para personalizar o inicializador de aplicativos e gerenciar manualmente quando usar o modo escuro.

A companhia também vai permitir rolar rapidamente para o topo de uma lista, já que a barra de rolagem receberá um botão de acesso rápido de A a Z. Outra adição também vai tornar mais fácil o uso de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, pois terá mais simples enviar e ler mensagens.

Todas essas novidades estão previstas para chegar nas próximas semanas, possivelmente junto com novas atualizações do Android. Ainda não há uma data definida para a maioria delas, por isso o jeito é aguardar pelo anúncio futuro do Google.

Continua após a publicidade

Gostou de todas essas adições? Parece que a gigante das buscas está levando a sério a necessidade de reformular o seu sistema operacional móvel. Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: Google