Publicidade

Android 12 deixa monitoramento de bateria mais útil e informativo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Junho de 2021 às 16h56

Link copiado!

Alexander Andrews/Unsplash
Alexander Andrews/Unsplash

Uma série de novidades foi introduzida junto ao Beta 2 do Android 12, incluindo o aguardado Painel de Privacidade, parte do tema dinâmico nos moldes da Material You e novas animações. Entre as alterações menores, a tela de monitoramento de consumo de energia também passou por revisões. Nessa edição, o "Uso de Bateria", no menu de Configurações, ficou mais informativo e menos dependente de cada ciclo de carga.

Analisar como a energia está sendo gasta é uma das características fundamentais de um sistema operacional para celular — ainda mais importante é garantir que o sistema seja capaz de traduzir esses dados em informações relevantes e inteligíveis para usuários, independente da sua experiência com dispositivos eletrônicos. Ao longo da história do Android, esse menu passou por várias alterações, praticamente uma a cada versão do robozinho.

Continua após a publicidade

No Android 12, isso não poderia ser diferente e o Beta 2 mostrou qual caminho o Google pretende seguir dessa vez. Segundo capturas de tela feita pelo pessoal do XDA Developers, a seção para monitoramento do consumo de bateria está mais útil, embarcada com gráficos em barras segmentados em intervalos de duas horas.

Clicar em um deles puxa um relatório sobre o consumo de bateria dentro daquele intervalo de duas horas. Anteriormente, o relatório sobre o gasto de energia era separado por cada ciclo de carga, reiniciado sempre que o celular era carregado em 100%.

O novo padrão, por sua vez, dá mais importância aos dados mais minuciosos do que o consumo geral. No cotidiano, o relatório no intervalo de duas horas ajuda você a entender o que fez o celular perder certa porcentagem em um intervalo curto de tempo, sem precisar investigar a fundo entre os vários aplicativos que abocanham tanta energia ao longo de um ciclo inteiro.

Continua após a publicidade

Conforme os relatos de usuários que usam a versão de testes do Android 12 em um dispositivo compatível, o recurso parece não estar disponível para todos os celulares neste momento e deve ser limitado a alguns modelos da linha Google Pixel. Entretanto, se a dona do sistema seguir a tradição, é provável que essa mudança esteja disponível para todos ao menos até a disponibilização ampla do sistema.

Atualmente, o Android 12 está em fase beta e ainda deve passar por pelo menos duas grandes atualizações até o lançamento da versão estável (prevista para meados de setembro).

Fonte: Mishaal Rahman