Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android desenvolve "Espaço Privado" para esconder apps

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Dezembro de 2023 às 10h07

Link copiado!

Árpád Czapp/IUnsplash
Árpád Czapp/IUnsplash

O Google revelou, através da página de desenvolvimento do Android, que prepara um recurso para esconder apps dentro de uma pasta privada no celular com proteção por senha e acesso restrito. Chamado "Private Space" (ou Espaço Privado em tradução livre), o local poderá guardar os aplicativos mais sensíveis ou que podem gerar problemas caso sejam vistos por parceiros ou terceiros.

O Espaço Privado será um modo próprio do Android para ocultar os aplicativos com funcionamento similar ao de soluções presentes em aparelhos Samsung, OnePlus e Realme, bem como em apps e iniciadores (launchers) que permitem esconder os aplicativos de curiosos.

Esconder apps no Android

Continua após a publicidade

De acordo com o texto de apresentação da nova ferramenta, o Espaço Privado do Android pode ser encontrado por padrão como um novo ícone na parte inferior da gaveta de aplicativos. Também será possível ocultar esse ícone e permitir apenas a busca manual — no qual será necessário digitar "Private Space" na pesquisa do celular para encontrar a pasta.

O acesso será ainda protegido por senha, que poderá ser o mesmo padrão ou PIN utilizado para desbloquear o celular ou uma senha diferente e exclusiva para essa área.

Segundo a página de desenvolvimento do Android, o recurso promete maior privacidade aos usuários: "as informações de uso de aplicativos do 'Private Space' ficarão ocultas quando esses estiverem protegidos".

Continua após a publicidade

Além disso, os apps que estiverem dentro do Espaço Privado não terão dados em dashboards, gerenciador de permissões nem mesmo terão notificações exibidas no celular.

Quando os aplicativos estiverem protegidos e bloqueados nessa pasta, será como se eles nem estivessem instalados no Android — com todas as informações ocultas e silenciadas no aparelho.

Por enquanto o Espaço Privado está em fase inicial de desenvolvimento no Android 14 QPR2 Beta 2 e ainda não há uma previsão de lançamento da ferramenta para o público.