Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android "basicão" para celulares mais simples vaza em vídeo rodando em Nokia 400

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Agosto de 2021 às 14h37

Link copiado!

Reprodução/Hikari Calyx
Reprodução/Hikari Calyx

Os feature phones, aqueles modelos basicões de celular que servem para ligar, trocar mensagens e fazer navegação básica na internet, podem pertencer a um mercado mais nichado, mas não desapareceram de vez. O Google, por exemplo, investe no KaiOS, um sistema operacional projetado para equipar esses modelos mais enxutos — e já foram avaliados pelo Canaltech.

Ainda assim, seguir com o apoio ao projeto não era seu plano definitivo. De acordo com rumores, a dona do sistema do robozinho pensava em criar uma ramificação do Android para os feature phones e tentar emplacar no mercado indiano. O projeto, porém, nunca saiu para o público, mas o informante Calyx Hikari conseguiu um suposto protótipo do Nokia 400, um modelo baratinho da companhia, e mostrou em vídeo o SO rodando em tempo real.

Continua após a publicidade

As diferenças começam no launcher deste projeto que ficou conhecido como “Android for Feature Phones”. A interface é bem simples e se parece com os menus de navegação dos celulares com controles baseados em botões direcionais.

Na primeira tela, o botão do Google Assistente é colocado no topo, enquanto a bandeja de apps e outras aplicações são colocadas em baixo. A navegação é recheada de animações básicas (não muito fluidas) e os ícones que identificam os aplicativos são bem familiares para quem está habituado ao Android.

A partir das configurações, usuários teriam acesso às opções mais básicas do aparelho, como ajuste na conexão Wi-Fi, configurações de conta Google e ajustes no relógio. O app de câmera, no caso do Nokia 400, permite escolher entre o sensor frontal ou o traseiro, bem como o formato da foto e alguns detalhes sobre a captura (timer, resolução e flash, por exemplo).

Continua após a publicidade

Os clássicos ainda presentes

Jogos existem e até em uma considerável variedade. O Calyx Hikari mostrou o aparelho rodando uma versão do Dino Run, o jogo de dinossauro do Chrome, neste caso sob o nome Chrome Fun. O clássico “jogo da cobrinha” também está presente e bem mais moderninho.

Outros apps mais básicos, como calculadora, rádio FM, calendário, galeria estão presentes, além deles, o YouTube e Google Maps estão disponíveis em um formato mais básico. O app Relógio, nativo do Android, também foi mostrado e é bem parecido com a versão de smartphones.

Continua após a publicidade

Um aparelho feito para o básico

O informante passa pelo menu de configurações e revela que o Nokia 400 conta com 512 MB de RAM e roda um sistema baseado no Android 8.1, encorpado com atualizações de segurança de agosto de 2019.

As informações mais importantes acabam aí, mas não deixa de ser interessante passar pelo vídeo para conferir a experiência com o sistema operacional e como ele lida com a navegação direcional. Hikari também confere o gerenciador de arquivos e outras ferramentas ao longo da demonstração.

Continua após a publicidade

Quanto a disponibilidade do sistema e do modelo Nokia 400, nada foi confirmado. A existência do aparelho não é uma novidade, já que ele apareceu em 2020 sob a referência TA-1208, em certificações Wi-Fi Alliance, Bluetooth e BIS.

Se o Nokia 400 estiver apenas esperando um anúncio, é bem provável que ele estreie na Índia e, nele, o sistema básico construído do Android faria a primeira aparição. Nada está confirmado até o momento, portanto até a comercialização do aparelho deve que ser vista como incerta.

Fonte: Hikari Calyx