Android "basicão" para celulares mais simples vaza em vídeo rodando em Nokia 400

Android "basicão" para celulares mais simples vaza em vídeo rodando em Nokia 400

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Agosto de 2021 às 14h37
Reprodução/Hikari Calyx

Os feature phones, aqueles modelos basicões de celular que servem para ligar, trocar mensagens e fazer navegação básica na internet, podem pertencer a um mercado mais nichado, mas não desapareceram de vez. O Google, por exemplo, investe no KaiOS, um sistema operacional projetado para equipar esses modelos mais enxutos — e já foram avaliados pelo Canaltech.

Ainda assim, seguir com o apoio ao projeto não era seu plano definitivo. De acordo com rumores, a dona do sistema do robozinho pensava em criar uma ramificação do Android para os feature phones e tentar emplacar no mercado indiano. O projeto, porém, nunca saiu para o público, mas o informante Calyx Hikari conseguiu um suposto protótipo do Nokia 400, um modelo baratinho da companhia, e mostrou em vídeo o SO rodando em tempo real.

As diferenças começam no launcher deste projeto que ficou conhecido como “Android for Feature Phones”. A interface é bem simples e se parece com os menus de navegação dos celulares com controles baseados em botões direcionais.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Na primeira tela, o botão do Google Assistente é colocado no topo, enquanto a bandeja de apps e outras aplicações são colocadas em baixo. A navegação é recheada de animações básicas (não muito fluidas) e os ícones que identificam os aplicativos são bem familiares para quem está habituado ao Android.

A partir das configurações, usuários teriam acesso às opções mais básicas do aparelho, como ajuste na conexão Wi-Fi, configurações de conta Google e ajustes no relógio. O app de câmera, no caso do Nokia 400, permite escolher entre o sensor frontal ou o traseiro, bem como o formato da foto e alguns detalhes sobre a captura (timer, resolução e flash, por exemplo).

Os clássicos ainda presentes

Jogos existem e até em uma considerável variedade. O Calyx Hikari mostrou o aparelho rodando uma versão do Dino Run, o jogo de dinossauro do Chrome, neste caso sob o nome Chrome Fun. O clássico “jogo da cobrinha” também está presente e bem mais moderninho.

O "Jogo da cobrinha", aqui chamado de Snake, está com visual repaginado e com controles clássicos (Imagem: Reprodução/Hikari Calyx)

Outros apps mais básicos, como calculadora, rádio FM, calendário, galeria estão presentes, além deles, o YouTube e Google Maps estão disponíveis em um formato mais básico. O app Relógio, nativo do Android, também foi mostrado e é bem parecido com a versão de smartphones.

Um aparelho feito para o básico

O informante passa pelo menu de configurações e revela que o Nokia 400 conta com 512 MB de RAM e roda um sistema baseado no Android 8.1, encorpado com atualizações de segurança de agosto de 2019.

A experiência com o YouTube não é a ideal (Imagem: Reprodução/Hikari Calyx)

As informações mais importantes acabam aí, mas não deixa de ser interessante passar pelo vídeo para conferir a experiência com o sistema operacional e como ele lida com a navegação direcional. Hikari também confere o gerenciador de arquivos e outras ferramentas ao longo da demonstração.

Quanto a disponibilidade do sistema e do modelo Nokia 400, nada foi confirmado. A existência do aparelho não é uma novidade, já que ele apareceu em 2020 sob a referência TA-1208, em certificações Wi-Fi Alliance, Bluetooth e BIS.

Se o Nokia 400 estiver apenas esperando um anúncio, é bem provável que ele estreie na Índia e, nele, o sistema básico construído do Android faria a primeira aparição. Nada está confirmado até o momento, portanto até a comercialização do aparelho deve que ser vista como incerta.

Fonte: Hikari Calyx

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.