Publicidade

Android 15 ganha nova versão prévia com mensagens via satélite

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Março de 2024 às 16h54

Link copiado!

Douglas Ciriaco/Canaltech
Douglas Ciriaco/Canaltech

O Google disponibilizou na quinta-feira (21) a segunda versão de testes para desenvolvedores do aguardado Android 15, próxima empreitada do sistema operacional para dispositivos móveis. Dentre as novidades há uma série de consertos de bugs, além de suporte a envio e recebimento de mensagens via satélite. Conheça agora as novidades do Android 15 Developer Preview 2.

Mensagens via satélite são o carro-chefe

Muitos já esperavam por esta novidade, mas a Big Tech finalmente confirmou que o Android 15 DP 2 inclui suporte para aplicativos RCS pré-carregados para usar conectividade via satélite para enviar e receber mensagens. A presença da tecnologia é um passo importante para o sistema operacional, que vai receber uma nova opção de comunicação.

Continua após a publicidade

"O Android 15 continua a estender o suporte da plataforma para conectividade via satélite e inclui alguns elementos de UI para garantir uma experiência de usuário consistente em todo o cenário de conectividade via satélite", aponta a publicação de anúncio da novidade.

Além disso, a versão de testes traz o suporte para detecção de gravação de tela para aplicativos que permitem notificar os usuários se sua atividade estiver sendo gravada, um recurso focado em segurança que chama a atenção. A empresa também confirmou que aprimorou a confiabilidade dos pagamentos sem contato em apps que usam NFC

Os telefones dobráveis podem ter suas telas menores traseiras mais bem utilizadas, pois o Google destacou que deu aos desenvolvedores acesso direto para aumentar a interatividade com os usuários. Já os recursos em PDF nos celulares receberam "melhorias substanciais" que adicionam suporte a para palavras-chave, anotações, edições, buscas e seleção. 

Por fim, a Big Tech ressaltou diversas correções de bugs que causavam crashes em diversos programas, como a Play Store e o Android System Intelligence.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Android 15 deve chegar nos próximos meses

A segunda versão de testes do Android 15 já está disponível para os testadores, enquanto a primeira Beta deve dar as caras em abril. Segundo o cronograma revelado pelo Google, o lançamento da versão estável acontece apenas no segundo semestre, a partir de julho.

Se quiser saber mais e ter acesso às versões Developer Preview do Android 15, basta acessar developer.android.com/about/versions/15.