Publicidade

Android 15 pode exigir que apps ocupem toda a área da tela

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Fevereiro de 2024 às 08h57

Link copiado!

Daniel Romero/Unsplash
Daniel Romero/Unsplash

O Android 15 (possível nome para a próxima geração do sistema) deve contar com uma configuração que força todos os aplicativos a ocuparem todo o espaço da tela. Isso significa que a interface poderia usar o espaço atualmente "bloqueado" pela barra de notificações e pela barra de navegação enquanto um app estiver aberto.

A informação sobre a novidade foi localizada no código da versão Beta 3 do Android QPR 2 e publicada pelo desenvolvedor Mishaal Rahman no site Android Authority. De acordo com Rahman, a tela de Mudanças na compatibilidade de apps do SO recebeu uma nova linha chamada EDGE_TO_EDGE_BY_DEFAULT (“de ponta a ponta por padrão”, em tradução livre), o que pode implicar na mudança.

Continua após a publicidade

O sistema operacional já permite que um app funcione em tela cheia, mas o uso é opcional para cada desenvolvedor — a chegada do novo Android mudaria o cenário e tornaria o ajuste obrigatório. Ainda seria possível acessar as barras de navegação e de notificações com toques na tela, mas na maior parte do tempo elas ficariam escondidas.

Espaço da tela cada vez maior

O futuro Android 15 parece priorizar ainda mais a área útil da tela: além da possível mudança de tela cheia para os apps, o sistema também estaria desenvolvendo uma opção para deixar a barra de navegação transparente. Dessa forma, quem ainda opta por deixar o menu com os três botões na parte inferior da interface ainda teria mais informações visuais sem perder o acesso aos botões de controle.

Todas as mudanças sugerem uma intenção do Google em remover possíveis distrações na tela e priorizar o conteúdo exibido nos apps. Algumas ferramentas como Instagram e TikTok, por exemplo, que usam toda a área, poderiam se beneficiar da situação.

Continua após a publicidade

Ainda não existem muitas informações sobre o Android 15 — muita gente sequer recebeu o Android 14 até agora —, mas o Canaltech já preparou um resumo sobre o que pode aparecer na próxima versão do sistema do robozinho.

Fonte: Android Authority