Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 15 deve mandar áudio para vários aparelhos ao mesmo tempo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Janeiro de 2024 às 11h41

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

O Android 15 pode receber uma função para facilitar o compartilhamento de áudios entre vários dispositivos. A novidade usaria o padrão Auracast, desenvolvido pelo consórcio responsável pelo Bluetooth, e permitiria ouvir a mesma música num fone enquanto reproduz o conteúdo em uma caixa de som sem necessidade de pareamento, por exemplo.

Os indícios da nova função foram encontrados no código do Beta 3 do Android QPR2, publicados pelo desenvolvedor Mishaal Rahman no site Android Authority. A próxima geração do Android deve receber uma tela dedicada para compartilhar áudio nas configurações do Bluetooth, inclusive com um botão para ativar ou desativar a ferramenta.

No lugar de parear com um único dispositivo, o sistema permitiria localizar os aparelhos próximos e escanear um QR Code para facilitar a transmissão de um celular para outro. Além disso, a configuração de um fone de ouvido poderia receber um modo para ativar o LE Audio (Low Energy Audio) e agilizar o compartilhamento.

Continua após a publicidade

O que é Auracast?

O Auracast é um padrão incluso no Bluetooth que permite transmitir áudio para mais de um dispositivo simultaneamente. A tecnologia foi lançada em 2020, mas ainda tem uma presença tímida em celulares e outros aparelhos.

O padrão faz parte do pacote do Bluetooth LE Audio, que garante menor consumo de energia enquanto mantém a qualidade do som — o recurso é usado no Windows 11 para facilitar a conexão de aparelhos auditivos, por exemplo. O LE Audio está presente desde o Android 13 e pode receber mudanças significativas para a próxima grande atualização do sistema operacional.

Continua após a publicidade

Fonte: Android Authority