Publicidade

Android 15 deve trazer arquivamento nativo de apps sem uso

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Fevereiro de 2024 às 17h56

Link copiado!

Daniel Romero/Unsplash
Daniel Romero/Unsplash

O mecanismo para arquivar apps sem uso no Android pode ganhar um grande reforço em 2024. Segundo o desenvolvedor Mishaal Rahman, o Google deve migrar o sistema de arquivamento do Google Play para o núcleo do Android 15.

A mudança afetaria o sistema que economiza o armazenamento do celular ao “desativar” um aplicativo não utilizado. Especialmente ao considerar que, atualmente, se trata de um mecanismo da Play Store e não uma ferramenta nativa do sistema operacional.

Assim, apenas a loja de aplicativos do Google têm controle sobre o mecanismo, que funciona de maneira automática. Da mesma forma, programas instalados por outras fontes não conseguem usufruir do recurso.

Continua após a publicidade

Novo arquivamento

Contudo, essa realidade tende a ficar para trás, conforme mostra Rahman ao analisar os códigos internos do último Beta do Android 14 QPR2. No dossiê, o desenvolvedor destaca que já existem rastros de um comando para arquivar e desarquivar os softwares.

O procedimento será realizado inteiramente nas configurações do sistema, ao acessar as definições individuais dos aplicativos. Para arquivar ou desarquivar, os usuários terão que apertar um botão, como já acontece hoje em dia com o iOS.

Além disso, por ser um recurso nativo, os usuários terão a oportunidade de arquivar aplicativos que não foram instalados pela Play Store. Entre eles, os softwares baixados por lojas como Galaxy Store, F-Droid e tantos outros canais disponíveis para o Android.

Continua após a publicidade

Em breve

Apesar da descoberta e de conseguir ativar os botões nas configurações, o novo sistema de arquivamento ainda não é funcional.

Por outro lado, a considerar o calendário, existe a possibilidade de que a nova ferramenta seja apresentada somente no Android 15. Ou seja, nos próximos meses, já que o desenvolvimento de novas versões do sistema ocorre sempre no meio do ano.

Continua após a publicidade

Fonte: Android Authority