Android 14 pode liberar de múltiplos papéis de parede animados
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco | •

O Android 14 pode resgatar uma personalização visual que fez muito sucesso e acabou deixada de lado nas últimas atualizações: os papéis de parede animados. A versão Developer Preview 2 do sistema permite a definição de diferentes imagens com movimento para a tela de bloqueio e para a tela inicial.
- Android 14 poderá confirmar PINs automaticamente
- Nova prévia Android 14 traz seletor de fotos refinado e aviso de print
O recurso foi visto inicialmente no código relacionado ao papel de parede do Android 13 QPR2 Beta, lançado na semana passada. Embora não seja um recurso funcional, a opção sugeria a definição de um “papel de parede vivo” na tela de bloqueio e outro para a home.
O Android suporta papéis de parede animados desde o Android 2.0 (Eclair), lançado em 2009, mas o sistema operacional só permite definir um único para a tela inicial e a tela de bloqueio ao mesmo tempo. Quando o fundo de tela é estático, aí, sim, é possível escolher imagens distintas.
Código já existe, mas recurso não foi implementado
Segundo o site XDA Developers, que localizou a funcionalidade, a opção já estava presente em versões anteriores do Android 13, mas nunca chegou a ser oficializada. Agora, o Android 14 parece ter avançado um pouco mais nisso para suportar a configuração com wallpapers separados nas duas telas.
O Android 14 DP2 oferece três possibilidades:
- Home Screen (Tela inicial)
- Lock Screen (Tela bloqueada)
- Home and Lock Screens (Ambas as telas)
O recurso está presente no aplicativo de configuração dos celulares Pixels, que rodam o Android puro, por isso dá a entender ser um recurso nativo do sistema. O XDA-Developers conseguiu ativar a interface do usuário, mas não foi possível estabelecer papéis de parede animados independentes — ao escolher a opção separada, a animação é apliciada nas duas telas.
Quando chegam os papéis de parede animados independentes?
A expectativa é de implementar o recurso no Google Pixel Tablet, que pode funcionar como os dispositivos de casa inteligente da Alexa. A ideia parece ser igual aos displays do Nest Hub, também do Google, que mostram planos de fundo animados, exibem data e hora e apresentam até o modelo de slides com coleções de fotos.
Como o Android 14 deve ser um sistema único, usado tanto em celulares quanto nos tablets, é possível presumir que o recurso seria liberado para todos. Porém, não existe nenhuma menção oficial do Google sobre isso, logo será necessário aguardar mais um pouco para saber se o recurso chegará de fato.
O Android 14 pode trazer várias novidades interessantes para o sistema operacional. Um exemplo seria um “laboratório de emojis” para criar papéis de parede personalizados. Outro ajuste previsto é o uso do flash da câmera para sinalizar uma notificação, como ocorria no passado.
Mais informações podem ser reveladas na conferência anual Google I/O 2023, prevista para o dia 10 de maio. Ali, os desenvolvedores devem saber, em primeira mão, quais os planos para o sistema operacional móvel.
Fonte: XDA-Developers