Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Entenda como o Android 13 quer melhorar a qualidade de chamadas telefônicas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Setembro de 2022 às 11h55

Link copiado!

Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech

A versão de testes mais recente do Android 13 trouxe um recurso de aprimoramento das chamadas telefônicas. Chamada de "Clear Calling", a novidade promet reduzir ruídos de fundo durante as conversas, o que pode ser útil principalmente quando se está na rua ou em locais muito movimentados.

O recurso ainda está escondido nos códigos do sistema, mas foi visualizado pelo desenvolvedor Mishaal Rahman. Ele publicou um tutorial em seu perfil no Twitter para liberar o recurso sem a necessidade de ter um celular Pixel com root, mas o processo não é tão simples de se executar (veja abaixo o passo a passo).

Continua após a publicidade

Os prints de tela compartilhados por Rahman mostram que o Clean Calling deve funcionar na maioria das redes móveis, mas não será compatível com chamadas por Wi-Fi. O aviso do Google garante que os dados de voz não serão enviados à companhia nem compartilhados com terceiros, já que o filtro é aplicado no próprio celular.

Aprenda a ativar as "chamadas limpas" no Android:

  1. Você precisará enviar um ADB Shell Commands por dispositivos compatíveis como o Terminal;
  2. Digite o seguinte comando: adb shell settings put global settings_enable_clear_calling true;
  3. Vá até Configurações e procure por Sons e Vibrações
  4. Você deverá identificar o "Clear Calling" e mover o botão de alternância para ativá-lo.

A compilação do Android virá com a atualização do sistema do Google Play, programada para outubro de 2022. Vale lembrar: isso estará presente na Android 13 QPR1 Beta 1, a atualização trimestral que costuma levar melhorias de desempenho e correções de bugs para os dispositivos que executam o sistema operacional.

Continua após a publicidade

Por enquanto, apenas celulares da linha Pixel rodam o Android 13, portanto devem ser estes os modelos contemplados de início com o update. Sistemas com Android modificado, como One UI e MIUI, podem levar mais tempo, pois precisarão integrar as novidades ao software próprio.