Publicidade

Android 13 vai facilitar controle de dispositivos inteligentes

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O Android 13 permitirá gerenciar dispositivos inteligentes conectados ao Google Home direto da tela de bloqueio. Na recente versão Beta 1, liberada na última terça (26), o sistema apresentou a opção “Gerenciar da tela de bloqueio” que, como o nome sugere, possibilita o controle dos gadgets externos sem precisar autenticar o acesso.

Ao ativar o controle sem senha, um atalho para gerenciamento do Google Home é adicionado à tela de bloqueio. Ao tocar sobre ele, o celular apresenta controles rápidos para os dispositivos conectados, como lâmpadas, televisões, caixas de som e até gadgets mais complexos, como termostatos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Essa função, na verdade, não é uma novidade para quem usa certas distribuições personalizadas do Robozinho. No caso da One UI, da Samsung, o gerenciamento de dispositivos inteligentes pode ser feito com o celular bloqueado, desde que a opção esteja ativada no menu de configurações.

O site 9to5Google, que descobriu a novidade primeiro, ressalta que a função nem sempre funciona quando o aplicativo adotado para gerenciar a casa “sobrepõe” as configurações do Android. Portanto, o recurso tende a funcionar melhor quando o controle parte do tradicional Google Home, que foi profundamente repaginado semanas atrás.

Porém, não encare o estado atual da ferramenta como definitivo. O Android 13 ainda está em fase experimental e, por isso, tudo que há nele pode mudar de uma atualização para outra.

Cronograma do Android 13

Disponível de forma mais ampla pelo programa Android Beta Program, o Android 13 está em sua primeira versão beta. O sistema apresenta mudanças mais discretas que o antecessor, mas é composto por alterações importantes em usabilidade e privacidade.

Apesar de estar em experimentação, o sistema sequer foi apresentado pelo Google. O anúncio oficial deve acontecer na próxima Google I/O, marcada para 11 e 12 de maio.

Fonte: 9to5Google