Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 13 testa novas animações de menus e desbloqueio de tela

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Maio de 2022 às 09h57

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

A mais recente atualização experimental do Android 13 deu luz a novas animações de navegação. Reações de gestos e transições entre menus foram atualizadas de maneira discreta, mas com diferenças o suficiente para passar uma sensação de novidade pelo sistema operacional.

As animações ainda são bem suaves e pouco distrativas, então pouco interferem na usabilidade do celular. Uma das mudanças é a transição do desbloqueio da tela: os ícones de aplicativos surgem próximos ao centro da tela, numa posição próxima do sensor biométrico sob o display.

Outra transição que recebeu cuidados no Android 13 Beta 2 foi a navegação entre menus nas Configurações. Ao entrar em seções, a animação passou a ser na horizontal, com um leve efeito Fade Out no processo, enquanto anteriormente o texto apenas aparecia do fundo da tela para a frente (ou o contrário, ao retroceder).

Continua após a publicidade

Apesar de elegantes, as animações atualizadas são bem discretas e podem ser percebidas apenas pelos usuários mais atentos. Além disso, por ser apenas uma alteração estética, donas de distribuições alternativas do Android podem implementar versões próprias de transição e não adotar a sugestão do Google.

Por ser uma versão de testes, revisões ainda podem acontecer — inclusive nas animações. Então nada que for encontrado nesse período está escrito em pedra.

Lançamento do Android 13

Apresentado formalmente na quarta (11) durante o Google I/O, o Android 13 ainda está distante de ser lançado. Atualmente, o sistema operacional para portáteis está em sua segunda versão beta, compilação recheada de ajustes finos, recursos para desenvolvedores e correções de bugs.

Continua após a publicidade

Fonte: Android Police