Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 13 permitirá que aplicativos de terceiros gravem vídeo em HDR

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Maio de 2022 às 18h22

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google

O Google anunciou que o Android 13 terá suporte nativo à gravação de vídeo em HDR para aplicativos de câmera, inclusive de terceiros. A empresa anunciou mudanças da API Camera2 que devem trazer mais recursos para os registros fotográficos.

A parte interessante é que essa API será expandida também para dispositivos mais antigos, desde que possuam o hardware necessário. Um dos pré-requisitos, por exemplo, é o HLG10 (Hybrid Log Gamma), usado para aprimorar o uso do brilho e mais qualidade para fotos convencionais.

Continua após a publicidade

Os vídeos HDR terão suporte a melhorias como estabilização de visualização e redução de jitter no Android 13. Na prática, significa um ganho importante no desempenho do visor da câmera em aplicativos de terceiros, inclusive com a possibilidade de adaptação às taxas de quadros mais altas.

O responsável por levar tais recursos para celulares mais antigos seria pela biblioteca CameraX, embora o Google ainda não tenha confirmado isso. Por se tratar de um recurso do próximo sistema, é necessário que o aparelho ainda seja capaz de migrar para o Android 13 — logo, não pode ser tão antigo assim.

Dispositivos novos e antigos contemplados

Segundo o Google, a API CameraX vai executar as extensões mais rápido e até terá compatibilidade com melhorias experimentais, assim como o sucessor Camera2. Ambos serão compatíveis com os efeitos especiais implementados pelos fabricantes como HDR, Bokeh, Noturno, Face retouch (Retoques faciais) e modo automático.

Continua após a publicidade

O segundo beta do Android 13 foi anunciado ontem pelo Google, logo após a abertura do evento. A atualização refina a distribuição experimental do sistema operacional com novos recursos, correção de bugs e pequenos ajustes que incrementam a usabilidade do celular.

Até o lançamento oficial, é provável que o software da gigante das buscas ainda passe por muita coisa, inclusive com a adição de recursos ainda não mostrados oficialmente. De qualquer forma, é bom não se empolgar tanto assim, pois os analistas acreditam que o Android 13 será bem mais "discreto" em termos de inovação do que seu antecessor.