O que é Google Play Services e como desativar no seu celular

Por Felipe Freitas | 29 de Junho de 2020 às 10h30
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Sendo um usuário do sistema Android, você provavelmente deve ter em sua lista de aplicativos o chamado “Google Play Services”, afinal ele é um componente que já vêm pré-instalado em aparelhos Android.

Entretanto, ao longo do tempo o aplicativo, pode ocasionar alguns problemas em aparelhos mais antigos, como uso excessivo de bateria, grande uso de espaço de armazenamento e às vezes até mesmo não estar respondendo como deveria. Sendo assim, o que é o Google Play Services? É seguro desativá-lo? Confira nosso artigo para obter todas as respostas.

O que é o Google Play Services

O Google Play Services é usado no Android como um pacote de componentes da Google, basicamente ele cumpre a função de API (Application Programming Interface), ou seja, ele desempenha sua função dando suporte a outros aplicativos e componentes do sistema, ele também é responsável pelo relacionamento entre vários aplicativos na Play Store, incluindo os próprios aplicativos da Google. Sendo assim, sua função é de extrema importância para o funcionamento dos aplicativos em seu dispositivo desde o Android 2.2.

Ainda assim, existem casos em aparelhos mais antigos, onde usuários relatam problemas com o Google Play Services como alto uso de bateria pela aplicação, grande espaço de armazenamento interno ocupado e ausência de resposta de interface. Nesses casos, é recomendada a atualização do aplicativo que poderá ser realizada através da Google Play Store.

Como desativar o Google Play Services

Não é o recomendável. Mas sim, é seguro desativá-lo, porém, isso implica em algumas coisas. Desativando o Google Play Services, alguns de seus aplicativos podem não funcionar de maneira correta. Contudo, em certos casos, quando se está tendo problemas com o aplicativo, é recomendado que este seja reinstalado, para a correção destes problemas.

Nas próximas linhas, você verá como fazer a manutenção do Google Play Services em seu aparelho e como desativá-lo se necessário. O Tutorial a seguir foi realizado na versão do sistema Android 10. O mesmo se aplica a outras versões, apenas com algumas alterações.

Passo 1: acesse as configurações de seu celular, em seguida, toque na opção "Aplicativos" para visualizar todas as aplicações do seu dispositivo;

Toque na opção "Aplicativos" para visualizar os aplicativos instalados em seu dispositivo - Captura: (Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 2: em seus aplicativos, toque no "Google Play Services" para ter acesso às informações do aplicativo;

toque no "Google Play Services" para ter acesso as informações do aplicativo - Captura: (Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 3: caso você esteja passando por problemas em seu dispositivo com o Google Play Services, é recomendado que você atualize o aplicativo para a versão mais recente. Sendo assim, toque nos três pontos para ter acesso à opção "Desinstalar Atualizações";

Toque nos três pontos para ter acesso à opção "Desinstalar Atualizações" - Captura: (Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 4: ao realizar a desinstalação das atualizações do "Google Play Services", caso precise instalar as atualizações novamente, você terá acesso a elas através do aplicativo da "Google Play Store", este processo pode resolver alguns casos de instabilidade na aplicação;

Toque em "Desinstalar atualizações" - Captura: (Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 5: o aplicativo do Google Play Services não pode ser desativado como um aplicativo comum do sistema, para desativá-lo é necessário acessar os detalhes da aplicação na Google Play Store, você pode acessar os detalhes através da opção "Detalhes do app na loja" como na imagem abaixo;

Toque na opção "Detalhes do app na loja" - Captura: (Canaltech/Felipe Freitas)

Passo 6: por fim, toque no botão "Desativar" para desativar a aplicação da Google Play Services.

Toque no botão "Desativar" - Captura: (Canaltech/Felipe Freitas)

Pronto! Agora você conhece um pouco mais sobre como funciona o Google Play Services e como desativá-lo se necessário.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.