Para que serve o Google Play Services no celular

Para que serve o Google Play Services no celular

Por Caio Carvalho | Editado por Guadalupe Carniel | 13 de Abril de 2022 às 18h05
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

O Google Play Services é uma ferramenta nativa do sistema Android usada para conectar e gerenciar aplicativos e serviços do celular. Mas será que é só isso mesmo? Para que serve o Google Play Services? E mais importante: é seguro desativá-lo?

A seguir, conheça melhor o que é e para que serve o Google Play Services no celular. Além disso, aprenda como desativar o software caso seu aparelho enfrente problemas constantes de memória interna, funcionamento ou uso excessivo de bateria.

Para que serve o Google Play Services?

Presente desde o Android 2.2, o Google Play Services é usado no Android como um pacote de componentes do Google rodando em segundo plano. Basicamente, cumpre a função de uma API (Application Programming Interface), oferecendo suporte a outros aplicativos e componentes do sistema.

É também responsável pela sincronização entre vários aplicativos na Play Store, incluindo ferramentas de terceiros e os apps do próprio Google. Por isso sua relevância para o sistema Android como um todo: além de ocultar informações sensíveis, a ferramenta consegue diminuir o consumo de energia, fazendo com que os programas funcionem mais rápido.

Como desativar o Google Play Services

Mesmo o Google Play Services sendo uma parte importante do Android, existem casos em que o software faz o contrário do que se propõe. Em aparelhos mais antigos, isso significa que a plataforma pode consumir mais bateria e espaço de armazenamento do que o pretendido, ou ainda provocar erros de resposta de interface.

Quando isso acontece, a primeira coisa a se fazer é tentar atualizar o aplicativo diretamente na Play Store. Se isso não for o suficiente, o jeito então é desativar o Google Play Services no celular.

O procedimento foi realizado em um Samsung Galaxy A52 com Android 11. Portanto, a interface pode variar de acordo com a marca e modelo do seu smartphone.

  1. Abra o app “Configurações" e vá em “Aplicativos";

  2. Role a tela até encontrar Google Play Services. Toque nessa opção;

  3. Desça a página até o final. Primeiro, toque em “Forçar parada” e depois em “Desativar” (ou “Desinstalar atualizações”, dependendo do modelo de celular);

  4. Se quiser remover apenas as atualizações do Google Play Services, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito;

  5. Selecione “Desinstalar atualizações”;

  6. Confirme em “OK”.
Android permite desativar o Google Play Services e pausar novas atualizações (Captura de tela: Caio Carvalho)

E pronto.

Para quem quiser ir ao extremo, há ainda a opção “Detalhes do app na loja”, nessa mesma página para desativar o Google Play Services. Você será redirecionado para a Play Store e verá o botão “Desativar”.

É seguro desativar o Google Play Services?

Sim, é seguro desativar o Google Play Services, embora não seja uma prática recomendada. Acontece que, ao interromper o software, alguns aplicativos podem não funcionar corretamente. Vale a pena monitorar seus apps favoritos após desativar o recurso para saber se tudo continua como antes.

Por que não consigo desativar o Google Play Services?

Nem todas as fabricantes de celulares permitem desativar o Google Play Services definitivamente. Se você não encontrar as opções descritas no tutorial, o máximo que será possível fazer é desinstalar as últimas atualizações do software.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.