Publicidade

Google TV agora tem um widget nada funcional no Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Fevereiro de 2023 às 13h13

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

O Google TV foi contemplado com um widget para usuários no Android, mas pode não ser o que as pessoas estavam esperando. Ele funciona somente nos telefones Pixel 7 Pro, porque está disponível apenas no Android 13 QPR2, versão mais recente do software ainda restrita aos aparelhos do Google para testes.

Interessados em testar devem baixar o app do Google TV e posicionar o widget com tamanho 4x5 na tela inicial. Ao fazê-lo, o atalho encolhe automaticamente para uma barra horizontal menor — e ninguém sabe o motivo disso. Veja como fica na interface:

Continua após a publicidade

Segundo o pessoal do site 9to5Google, que já pôs as mãos no recurso, o utilitário ainda está um tanto quanto limitado, indicando alguma necessidade de desenvolvimento pela frente. É possível abrir o teclado clicando na lupa para pesquisar sobre algo, o que pode otimizar a digitação em televisores, mas deve confundir muita gente porque não fica clara a função.

Ao tocar na logo central, o usuário é guiado à interface do app. Isto é algo esperado de um widget, mas não de modo tão destacado, porque tira um pouco da sua funcionalidade básica de evitar ou reduzir a abertura do programa.

Widget desnecessário?

O único item que faz sentido é o ícone de controle remoto para ativar o controle virtual do Google TV. Falta, por exemplo, um atalho que mostre episódios novos, traga notícias recentes ou que notifique o usuário sobre suas assinaturas, algo que realmente possa ter alguma utilidade prática.

Continua após a publicidade

É também um espaço muito grande que fica inutilizado para usar um recurso duvidoso. Provavelmente a distribuição ocorreu apenas para os testadores se empolgarem (ou não) com a chegada de um widget para o app de streaming do Google.

Ainda é cedo para saber se o utilitário vai chegar em definitivo para todos os usuários. O jeito é aguardar a evolução do Android 13 QPR2 para descobrir se a empresa pretende disponibilizá-lo em uma versão mais parruda ou se estará contente com esse formato simplista.

O Google TV é um aplicativo e interface gratuito que reúne informações, atalhos e assinaturas de serviços de streaming em um só lugar. A principal vantagem é acessar seu filme ou série favorita em uma interface única, sem precisar ficar procurando o local onde está disponível. Outra vantagem é o uso como controle remoto, o que permite controlar o aparelho (TV ou Chromecast) pelo celular.

Fonte: 9to5Google