Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 13 pode trazer mais segurança para a área de transferências

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Fevereiro de 2022 às 10h41

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O Android 13 terá uma função para limpar automaticamente a área de transferência se o usuário não copiar nada por um determinado tempo. A ideia é esvaziar o sistema a cada 3.600.000 milissegundos (ou 60 minutos, em termos mais simples) após a última utilização do bom e velho "Ctrl + C, Ctrl + V".

O tempo para limpeza pode ser modificado para mais ou para menos, conforme destacado pelo especialista Mishaal Rahman. Rahman diminuiu o prazo de exclusão para 5 segundos para exemplificar o funcionamento:

Continua após a publicidade

Além de liberar recursos do Android para outras atividades, essa inclusão tem uma pegada interessante para a privacidade do usuário. Muitas vezes, você pode copiar dados sensíveis para inserir em algum formulário, como o número do cartão de crédito ou o seu CPF, e colar em local errado, como em uma janela de bate-papo.

A novidade veio desabilitada por padrão na prévia de desenvolvedor do Android 13, liberada na última quinta-feira (10) para testadores. Essa mudança parece ter sido inspirada no Gboard, o teclado do multifuncional do Google, que limpa a área de transferência interna após algum tempo.

Acesso de apps à área de transferência

Alguns aplicativos do Android podem acessar dados guardados na área de transferência a qualquer momento sem a necessidade de tocar no botão Colar. Apps como o TikTok e outros famosos foram acusados de capturar dados da área de transferência em situações específicas no passado, razão pela qual não dá para colocar a mão no fogo por ninguém.

Continua após a publicidade

Isso poderia colocar em risco a sua privacidade e segurança, especialmente se houver algum programa com segundas intenções. O Android 12 tentou fechar essa brecha ao enviar um alerta quando um programa ou jogo tentar puxar algo da área de transferência, mas isto pode não ser suficiente para evitar o acesso indevido.

Android 13 no forno

A primeira versão do Android 13 ainda é bastante instável, mas já trouxe adições que permitem compreender o foco do próximo sistema do Google. O update deve ser mais modesto sob a ótica do usuário, já que a companhia deve voltar suas atenções para corrigir falhas e otimizar recursos técnicos.

Se você é proprietário de um telefone da linha Pixel compatível já pode baixar e experimentar o Android 13. Lembre-se que podem conter bugs ou falhas que comprometam a correta utilização, portanto faça por sua conta e risco. A versão estável do novo sistema está prevista para ser lançada no segundo semestre de 2022, ainda sem uma data estimada.

Continua após a publicidade

Fonte: Esper