Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 12 vai aposentar menus de compartilhamentos alternativos; entenda

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Maio de 2021 às 09h55

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

O menu de compartilhamento do Android, conhecido como Sharesheet (aquele que surge da parte inferior da tela quando você seleciona o botão "compartilhar" em qualquer app) sempre foi gerenciado por regras bem abertas, permitindo que cada app criasse sua própria solução. Tal abordagem abriu caminho para várias bandejas de opções com o mesmo propósito, mas diferentes visuais, e até aplicativos voltados totalmente para essa tarefa, contudo, isso não deve mais acontecer no Android 12.

Desenvolvedores do Sharedr, app cujo único objetivo é substituir o menu de compartilhamento por algo mais enxuto, desconfiaram que o comportamento se tratava de um bug e o relataram ao suporte para desenvolvedores do Android. Entretanto, a novidade foi a reveleção de que, segundo uma resposta enviada ao XDA Developers, o Google "nunca teve intenção" de dar espaço para substitutos, mas, sim, permitir que apps em geral acessassem a ferramenta nativa.

Portanto, a próxima versão do sistema do robozinho não permitirá substituir a bandeja de compartilhamento nativa por nenhuma outra, nem mesmo por apps inteiramente focados em encaminhar conteúdo. De acordo com o site, ainda é possível acessar o Sharedr, por exemplo, mas o usuário precisará selecioná-lo a partir da bandeja de compartilhamento nativa, somando mais uma camada até finalizar o envio.

Continua após a publicidade

Embora tire a liberdade de escolha do usuário, padronizar o caminho para compartilhar conteúdo pode proporcionar melhorias gerais com o Android. Uma interface consistente, bem apresentada e uniforme em todo o sistema poupa a passagem pelas várias soluções disponíveis no aparelho.

Só no Android 12

Essa política mais restrita deve ser aplicada somente no Android 12, então usuários de versões anteriores podem continuar com suas bandejas alternativas. Não se sabe, também, se companhias com distribuições personalizadas — como Samsung e Xiaomi — terão que se submeter ao padrão do Google.

Mudanças como essa não estão escritas em pedra no período experimental e podem passar por revisões até o lançamento. Portanto, se você prefere soluções de outros desenvolvedores, resta torcer para que o Google recue e dê espaço para outros aplicativos.

Continua após a publicidade

Fonte: XDA Developers