Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 12 terá sistema aprimorado de tela dividida para aplicativos

Por| 22 de Janeiro de 2021 às 07h30

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

Uma das novidades em desenvolvimento para o Android 12 envolve o recurso de multitarefa do sistema. De acordo com informações obtidas pelo site 9to5Google, a ferramenta passará por uma importante reformulação na próxima versão, que deve melhorar a usabilidade do recurso especialmente em aparelhos com tela dobrável e formatos exóticos.

A alteração revelada pelo site pode aposentar as soluções caseiras criadas pela Microsoft para o Surface Duo ou pela LG para o Wing. Batizada de “app pairs” (pares de apps, em tradução direta), a novidade simplifica a troca de aplicativos abertos nos aparelhos com tela dupla, mas tem o potencial de ajudar também modelos com telas grandes, caso dos celulares dobráveis.

Em vez do sistema atual de multitarefa, que trata o primeiro aplicativo como um item fixo no sistema, o novo método permitirá alternar entre pares de apps na tela de aplicativos recentes (acionado com o botão quadrado em algumas versões do Android, substituído pelo gesto de deslizar para cima mais recentemente).

Continua após a publicidade

Assim, o usuário poderá trocar não apenas o aplicativo secundário (geralmente o da parte inferior), como também o principal, formando uma dupla no gerenciador de tarefas do Android.

Outra novidade descoberta pelo 9to5Google é que a barra divisória entre as janelas deve ganhar uma nova função, permitindo alternar as posições das duas janelas com dois toques rápidos, algo já oferecido por algumas personalizações das fabricantes.

Continua após a publicidade

O site não conseguiu confirmar se as alterações permitirão criar atalhos com dois apps pré-selecionados, opção oferecida com o mesmo nome “app pairs“ pela Samsung em sua personalização One UI.

As primeiras versões de desenvolvimento do Android 12 devem ser lançadas ainda no primeiro trimestre, caso o Google siga o cronograma das versões anteriores. É possível ainda que o novo sistema seja incluído apenas nas versões beta, esperadas para o segundo semestre de 2021. Isso sem contar na demora das fabricantes para atualizar seus celulares...

Fonte: 9to5Google