Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 12 | Surgem primeiros detalhes sobre função de hibernar apps

Por| 19 de Janeiro de 2021 às 12h15

Link copiado!

Denny Müller/Unsplash
Denny Müller/Unsplash

Há alguns dias, o Canaltech falou sobre um novo recurso que o Google estaria desenvolvendo para o Android 12 que deve hibernar aplicativos não usados para liberar espaço no celular. Agora, os primeiros detalhes da funcionalidade foram descobertos por Mishaal Rahman, editor-chefe do site XDA Developers.

De acordo com o jornalista, quando um aplicativo é posto para hibernar por apenas um usuário em um dispositivo com mais de um perfil, “o sistema limpará seu cache”. Ou seja, vai apagar dados temporários e evitar que novos sejam gravados pela aplicação, mas apenas para aquele usuário. O Google ainda deve incluir funcionalidades para mais usuários do dispositivo.

Continua após a publicidade

Falta entender mais sobre o recurso. Por ora, temos apenas um pequeno detalhe sobre a funcionalidade em dispositivos com mais de um usuário, e celulares geralmente têm apenas um, o dono do dispositivo. Neste caso, podemos imaginar que a hibernação vai manter o app instalado e pausar suas funcionalidades, evitando que ele grave novos dados no armazenamento, além de evitar que consuma energia em segundo plano.

Agora, como isso vai acontecer, se é sempre uma opção do usuário hibernar ou não uma aplicação ou se o sistema poderá fazer isso sozinho, quando detectar que um app não é acessado há muito tempo, ainda não se sabe.

O Google só deve divulgar as primeiras informações oficiais sobre o Android 12 no segundo trimestre de 2021. Há uma longa jornada até lá e certamente mais vazamentos devem surgir nas próximas semanas. Então, fique de olho no Canaltech para ser informado de cada novidade da próxima versão do sistema do Google.

Fonte: Mishaal Rahman/Twitter