Publicidade

Google se explica sobre mudança no Android 12 que vem incomodando usuários

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Outubro de 2021 às 17h09

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre Google

Uma coisa que passou despercebida no período de testes do Android 12 foi o novo "Painel de Internet", que substitui os botões dedicados do Wi-Fi e das redes móveis nas Configurações Rápidas. Trata-se de uma seção inteiramente dedicada ao controle das conexões, acessível por um ou mais toques a mais do que os conhecidos atalhos.

Recentemente, porém, usuários iniciaram um debate sobre o assunto, alguns incomodados com a adição de uma nova camada para uma tarefa que, antes, era bem simples de fazer: desligar e ligar a internet. As queixas, feitas principalmente no Reddit, conseguiram chamar a atenção do Google, que aparentemente não pretende mudar de ideia tão cedo, como sugere comunicado lançado nesta segunda (25).

Segundo o Google, o controle da internet é mais fácil agora: se o usuário quiser se desconectar, basta selecionar o botão de internet nas Configurações Rápidas para desligar tanto o Wi-Fi quanto as redes móveis; na prática, isso ajuda a evitar inconvenientes como o uso das redes móveis por engano.

Continua após a publicidade

Provavelmente essa situação já aconteceu com você em algum momento: por alguma razão seu Wi-Fi está ruim, ou um site parece não carregar, daí surge a ideia de testar o 4G para ver se o problema é a internet da casa. Daí, após horas utilizando o telefone livremente, passeando por redes sociais, assistindo a vídeos e fazendo downloads, você percebe que o Wi-Fi continuou desligado e que durante todo esse tempo foi a conexão do chip que baixou tudo.

É uma situação bem chata, e o Google reconhece isso. Através de estudos e análises de uso, a empresa percebeu que usuários tendem a desligar o Wi-Fi do celular somente para forçar a conexão por 4G, seja porque a rede local está instável ou está com algum problema. Eventualmente, o componente é mantido desligado por longos períodos por esquecimento, e isso pode resultar em cobranças adicionais pelas operadoras ou pacotes de internet indo para o ralo.

Feito para chamar a atenção

Continua após a publicidade

Sendo assim, a mudança pode até deixar tudo menos intuitivo e exigir um ou dois toques a mais para alcançar pequenos ajustes, mas é essa camada complementar que ajuda o usuário a se manter atento ao que está fazendo. A empresa diz que usuários mais apegados ao modelo antigo até estranharam a mudança num primeiro momento, mas eles eventualmente notaram que o painel era uma adição positiva.

Futuramente, a seção de conexão com a internet passará a ser acessível pela tela de bloqueio — pendência que também é alvo de críticas dos usuários mais práticos. Porém, até agora, o Google não deu previsão para o lançamento da função.

O Android 12 foi oficialmente lançado no começo do mês, e já tem atualização programada para a linha Pixel. Contudo, nunca é tarde para pedir mudanças, e talvez o Google recue nesta decisão ou dê opções mais rápidas para que os usuários assumam os próprios riscos. 

Fonte: Reddit, Google