Publicidade

Android 12 tem novo visual e animações vazadas na véspera de sua apresentação

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Maio de 2021 às 09h41

Link copiado!

Denny Müller/Unsplash
Denny Müller/Unsplash

Hoje (17) é véspera da edição anual do Google I/O e nem mesmo a proximidade do evento livrou o Android 12 de vazamentos. O recorrente informante da indústria mobile Jon Prosser antecipou detalhes do que está por vir na apresentação e, entre eles, a confirmação da nova abordagem visual do sistema mobile.

De acordo com Prosser, as informações vêm direto da apresentação que o Google prepara para o seu maior evento do ano. As imagens revelam que a próxima versão do sistema operacional será sustentada por fortes camadas de segurança e privacidade, íntima integração com outros dispositivos do ecossistema e uma nova experiência visual com grande apelo para animações.

Continua após a publicidade

Um dos slides obtidos por Prosser é composto por elementos-chave da interface — que normalmente ditam a composição de todo o aparelho. Entre eles estão o painel de controle de mídia, botões de menu de configurações, notificações, alarmes, relógios e widgets — todos com cantos arredondados, cores sóbrias e extremamente uniformes.

Quem acompanha as capturas de tela das prévias para desenvolvedores não deve ficar surpreso com o que será apresentado. Contudo, dessa vez, se confirmados os rumores, a abordagem visual dificilmente mudará até o lançamento, diferente do que se espera da versão de testes.

Vídeo promocional vazado

As animações do sistema antecipadas no suposto vídeo promocional do Android 12 dão vida ao novo visual de forma coerente, brincando com os cantos arredondados e o foco na exibição de informações de forma clara. Uma das mudanças mais relevantes é a aparente nova tela de bloqueio: o relógio ficou maior, posicionado ao centro da tela, e notificações foram concentradas num pequeno balão na barra superior, facilmente visíveis graças ao contraste com a cor de fundo do elemento.

Continua após a publicidade

Calculadora, teclado nativo e calendário são surpreendentemente uniformes, todos compostos por cantos suaves e animações fluidas. O menu de configurações rápidas, por sua vez, remete ao padrão adotado no iOS — botões redondos dispostos de forma espaçada e com grande apelo para cores —, mas pouco foi mostrado no vídeo.

Por enquanto, nada foi relevado sobre o tema dinâmico, contudo, os mais atentos podem notar que as cores dos menus e notificações parecem mudar durante a apresentação. Como mostrado em rumores passados, o Android 12 de trazer um sistema inteligente que adota a cor predominante do papel de parede para destacar elementos dos menus.

Continua após a publicidade

Informações sobre segurança, privacidade e integração com dispositivos do ecossistema não chegaram às mãos de Jon Prosser. Logicamente, esses e outros detalhes serão mostrados amanhã (18) durante o Google I/O. O Canaltech fará a cobertura do evento e trará as principais novidades apresentadas pelo Google, então, fique ligado.

Fonte: Front Page Tech