Publicidade

Google libera beta final do Android 12 e eleva a expectativa para lançamento

Por| Editado por Renato Santino | 08 de Setembro de 2021 às 15h44

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google
Tudo sobre Google

Após várias versões, o Google finalmente disponibilizou a quinta e última atualização experimental do Android 12. A Beta 5 é a oportunidade final para usuários e desenvolvedores enviarem o feedback de última para corrigir as eventuais falhas ainda persistentes. Essa última versão é chamada Release Candidate (RC), pois já é considerada polida o suficiente para ser lançada como a definitiva, caso nenhuma surpresa apareça pelo caminho.

Assim como na anterior, o SDK (kit de desenvolvimento de apps) e as APIs (integração com o sistema) então completamente finalizadas, bem como todos os recursos e aprimoramentos já foram entregues. A expectativa, a partir de agora, é que os desenvolvedores façam os ajustes finais de seus apps para deixá-los plenamente funcionais no novo sistema operacional.

Continua após a publicidade

Não espere, portanto, novos recursos ou mudanças notáveis, porque tudo que deveria ser implantado já foi. Agora, o momento é de faxinar a casa para deixá-la pronta para a chegada das visitas.

Embora os avanços dos betas anteriores tenham sido notáveis, a versão 5 ainda pode conter problemas de última hora. É por isso que o Google estima o envio dos bugs encontrados e projeta a versão estável para somente "daqui a algumas semanas".

Beta final já liberado para alguns

O Android 12 Beta 5 já foi liberado via OTA para todos os telefones Pixel compatíveis, o que inclui o recém-lançado Pixel 5a e modelos a partir das séries 3 e 3a. Alguns aparelhos da Asus, OnePlus, Oppo, Realme, Sharp e ZTE também podem receber o sistema.

Continua após a publicidade

Quem testou a Beta 3 ou outra versão anterior pode receber a atualização nas próximas horas via OTA. Quem quiser, também pode baixar os arquivos do firmware e fazer a atualização manual com o Android Flash Tool — vale lembrar que fabricantes de smartphones têm versões diferentes, razão pela qual é preciso tomar cuidado com o arquivo que for instalar.

O Android 12 tem previsão de lançamento da versão estável entre setembro e outubro de 2021. Como está a sua expectativa para o novo sistema operacional móvel do Google?

Fonte: XDA-Developers