Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 12 tem comando rápido para chamadas de emergência

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Novembro de 2021 às 16h06

Link copiado!

Renato Santino/Canaltech
Renato Santino/Canaltech

O Google adicionou uma nova opção de acionamento de emergência no Android 12: com o telefone ligado, basta realizar cinco toques rápidos no botão de ligar/desligar para iniciar uma contagem regressiva que discará automaticamente o número 190.

Assim que a contagem for iniciada, o Android exibirá uma mensagem para a pessoa ficar calma e decidir, em até cinco segundos, se ela deseja tocar na tela para cancelar ou manter a chamada urgente. Essa é uma adição similar a um recurso do iOS que usa um toque longo no mesmo botão, porém sem integração com o app de segurança pessoal, que traz informações médicas e outros contatos de emergência.

Continua após a publicidade

Esse telefone padrão (190 no Brasil e 911 nos Estados Unidos) poderá ser alterado se o usuário preferir discar para outra autoridade ou até para algum parente, mas isso vai exigir o desbloqueio do sistema para funcionar. Neste último exemplo, pode ser que ninguém atenda o chamado, por isso o próprio sistema recomenda manter o telefone de autoridades.

Tocar cinco vezes seguida por ser complicado para alguém em um momento de desespero, mas é uma solução melhor do que discar ou procurar um contato na agenda. A polícia e o corpo de bombeiros são treinados para identificar chamadas, mesmo quando a vítima não consegue falar, o que pode resultar em um resgate imediato para salvar uma vida.

Esse é apenas um dos vários recursos introduzidos pleo Android 12. O sistema já está liberado para telefones da linha Pixel, do Google, mas ainda deve seguir o cronograma de lançamento estipulado pelas fabricantes.

Continua após a publicidade

Fonte: Android Police