Publicidade

Android 12 não terá opções de estilo conhecidas de edições anteriores; confira

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Julho de 2021 às 10h29

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O Android 12 terá um forte apelo para personalização de visual. Usuários poderão escolher desde o papel de parede até as cores que vão tomar os menus, botões e a interface de aplicativos compatíveis. Porém, a adição dos temas dinâmicos terá um custo: os estilos (que personalizam fontes, pacotes de ícones e cores) do app exclusivo Wallpaper & Styles serão gradativamente substituídos.

Atualmente, as opções do catálogo do aplicativo de personalização dos celulares Pixel são mínimas — e os usuários do Android 12 Beta notaram a falta de opções. Em uma discussão iniciada no Google Issue Tracker, utilizadores insatisfeitos questionam se a decisão era intencional.

“Sim, isso não é nada legal. Cadê a customização, Google? Não jogue recursos fora”, responde um dos usuários.

Continua após a publicidade

Confirmando as suspeitas, o Google revelou que essa era a sua real intenção. Os pacotes de personalização do Wallpaper & Styles serão substituídos pelo tema dinâmico nativo do Android 12. “Nós vemos o tema dinâmico como um recurso mais moderno e inteligente. Uma experiência simples e agradável que esperamos que todos os usuários possam desfrutar”, pontuou a empresa em resposta.

Uma troca nem lá tão justa

Mesmo que absorvam cores do papel de parede e garantam um certo nível de personalização, a alteração deixa o Android mais uniforme. O tema dinâmico é parte do Material You, nova linguagem de design do Google, e deve impactar tanto o sistema operacional quanto aplicativos construídos para ele, como já foi flagrado no Chrome e no Gboard do Android Beta.

Continua após a publicidade

Com a substituição, algumas coisas não foram perdidas: a mudança de cores, por exemplo, é um dos pontos mais importantes do novo visual. Ainda assim, as opções para o visual dos elementos da barra superior, do formato de ícones de aplicativos e das fontes não seriam mais tão variadas.

A remoção do recurso de customização não impacta na usabilidade do sistema do robozinho, mas tira uma das opções dos usuários. Os mais apegados devem sentir falta do conjunto de opções e, considerando a resposta do Google, infelizmente ele não deve mais voltar como era antes.

O Android 12 se encontra na etapa final no período de testes, já na terceira grande atualização. O lançamento do sistema operacional ainda não tem data certa, mas deve acontecer em meados de setembro.

Fonte: XDA Developers