Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 12 levará busca universal para launchers e interfaces alternativos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Abril de 2021 às 14h45

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

A mais recente atualização do Android 12 para desenvolvedores forneceu um novo conjunto de ferramentas para interfaces alternativos. A documentação do Developer Preview 2 menciona a ampliação do suporte para barras de pesquisa de interfaces customizadas através do AppSearch, ferramenta de indexação nativa do sistema.

Programadores responsáveis pelo Niagara Launcher descobriram evidências sobre o acesso às ferramentas nativas do Android através de APIs. Por meio delas, os desenvolvedores poderiam implementar ferramentas de pesquisas melhoradas em interfaces baixadas na Play Store, garantindo acesso a resultados offline, pesquisa por arquivos, contatos, aplicativos, configurações e mais.

Continua após a publicidade

Busca avançada

A documentação do recurso descreve o indexador AppSearch como recurso que proporciona acesso estruturado para soluções dentro do próprio celular. Para entendedores do assunto, isso significa que a ferramenta proporcionará maior acesso às informações contidas no armazenamento interno, algo que já acontece no widget do Google e em outros apps nativos do Android.

Logicamente, isso abre caminho para que launchers alternativos se tornem ainda melhores e dispensa o uso de ferramentas complementares para fazer pesquisas simples. Contudo, fica a cargo do desenvolvedor decidir sua estratégia de implementação do recurso — em suma, ele decide se quer usufruir dessa nova possibilidade ou não.

Não se trata necessariamente de uma novidade. Ferramentas semelhantes já existem em distribuições modificadas do Android de outras fabricantes. Adicioná-la diretamente ao Android nativo somente amplia o alcance do recurso, que assim pode ser adotado por mais desenvolvedores e ter uma relação mais intrínseca ao sistema do Google.

Continua após a publicidade

Ainda assim, embora os indícios apontem para disponibilização dessa API, ela segue em fase de avaliação. Normalmente, o Google apresenta essas novidades junto a artigos técnicos e tutoriais para ajudar esse processo — conteúdo que ainda não foi disponibilizado. Portanto, a novidade deve ser lançada junto das próximas DP do Android 12, também sem previsão de chegada.

Fonte: WCCFTech