Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Android 12 pode ter atalho para facilitar interação com familiares e amigos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Março de 2021 às 07h00

Link copiado!

Denny Müller/Unsplash
Denny Müller/Unsplash

Um dos recursos mais interessantes do Android 12, disponibilizado em versão prévia aos desenvolvedores, é o widget chamado de "People Space”. A novidade permite inserir na tela inicial um espaço destinado a destacar interações com pessoas importantes para o usuário. É possível reproduzir as últimas mensagens enviadas pela sua esposa no WhatsApp, acompanhar a conversa com o chefe no Slack ou conferir quando o seu amigo mandou uma mídia no Telegram.

Nas versões iniciais, a adição era apenas chamada de “Conversations” (conversas, em português), mas agora o nome foi alterado para dar melhor compreensão de como as coisas devem funcionar. Mais do que exibir apenas chats recentes, o local possivelmente permitirá registrar aniversários, lembretes, ligações perdidas, compromissos e outras funcionalidades relacionadas a pessoas ali destacadas.

Continua após a publicidade

Quando você adiciona o widget à sua tela inicial, o sistema solicita a escolha de notificações recentemente recebidas para inserir no local. Por enquanto, apenas exibe quando foi a última conversa com a pessoa, mas o Google deve ampliar isso com mais possibilidades de interação social. A compatibilidade com apps deve ser ampla, incluindo serviços de e-mail, mapas, notas personalizadas, apps de mensagens, serviços de streaming e outros.

Segundo o site 9to5Google, o People Space vem padronizado de fábrica no tamanho 3x2 quadrados, espaço bem maior do que o necessário para uma simples notificação de bate-papo, como dá para ver na imagem acima. Pode ser que este tamanho seja ajustável em versões futuras conforme a funcionalidade desejada ou que seja proposital para caber mais coisas ali. O widget está disponível no Developer Preview 2 do Android 12, portanto ainda deve sofrer modificações antes do lançamento oficial.

A premissa do People Space, ou seja lá qual for o nome dado a versão em português, é bacana porque incentiva a interação com pessoas que são importantes. Às vezes, na correria do dia a dia, é comum se esquecer de ligar para os pais, responder um cliente ou dar parabéns para algum amigo. Trazendo isso para a tela inicial do celular, pode significar um passo muito positivo da tecnologia na integração de pessoas.

Fonte: 9to5Google