Android 11 pode dificultar instalação de apps fora da Play Store

Por Felipe Junqueira | 03 de Junho de 2020 às 19h20
Reprodução
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Instalar um aplicativo por fora da Play Store pode se tornar uma tarefa um pouco mais complexa a partir do Android 11. Um desenvolvedor relatou ao Google que, ao fornecer permissão a um app para instalar o APK, a aplicação é forçada a fechar. O caso foi registrado como um bug na plataforma Issue Tracker e considerado normal pela companhia.

Quem já instalou um APK sabe do que estamos falando. Ao fazer a instalação, o Android pede permissão para instalar aplicativos de terceiros no telefone. Até o 10, o usuário era levado para a tela do painel de configurações para habilitar o app em questão e, ao retornar, podia retomar de onde parou. No Android 11, não será assim.

A próxima versão do sistema do robozinho vai simplesmente forçar o fechamento de um app quando você der permissão para instalar um APK a partir dele. Segundo o Google, vai ser assim por conta do novo Armazenamento de Escopo, que exige um recarregamento completo do app para poder acessar áreas da memória que antes não tinha.

Até o Android 10, permitir instalação de apps de terceiros levava usuário de volta à tela onde parou (Imagem: Reprodução/Android Police)

“O jeito como o sistema de arquivos e armazenamento são configurados no Android R mudou significativamente. Quando um aplicativo começa sem essa permissão, tem uma visualização limitada do sistema que não permitr escrever em certos diretórios”, explicou um representando do Google. “Assim que o app recebe essa permissão, essa visualização deixa de ser precisa, e é necessário que ele seja recarregado para uma visualização que permite escrever em certos diretórios”, completou.

Em outras palavras, o app não consegue mudar os diretórios a que tem acesso de uma hora para outra, por isso é necessário recarregar “do zero” para conseguir instalar um APK. Se o usuário lembrar de habilitar essa permissão antes de abrir o app para baixar o arquivo de instalação, deve conseguir fazer o processo todo sem interrupções.

O que é o Armazenamento de Escopo

(Imagem: Reprodução/9to5Google)

O “Scoped Storage” seria implementado pelo Google já no Android 10, mas acabou ficando para a versão seguinte a pedido dos desenvolvedores, que precisam de mais tempo para se adaptar às novas regras que a função exige. Trata-se de uma questão de privacidade, com espaço específico designado no armazenamento do telefone para cada app.

A ideia é que não seja mais necessário que o aplicativo faça a requisição WRITE_EXTERNAL_STORAGE cada vez que for acessar a memória do aparelho, já que tem o seu local “separado”. Quando o usuário permitir o acesso uma vez, ele sempre usará a mesma área do dispositivo de armazenamento cada vez que precisar ler ou escrever algo. Ou seja, não tem perigo de um app acessar arquivos criados por outro software.

Para evitar problemas em aplicativos de música, fotos e afins, alguns diretórios, ou pastas, poderão ser acessados por todos. Ou seja, para garantir que suas músicas poderão ser acessadas por todo app de reprodução, vai ter que colocá-las na pasta Músicas. As imagens ficam no diretório Fotos e assim por diante. A pasta Downloads também será aberta a todos.

Fonte: Google (via Android Police)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.