Google menciona Android 11 oficialmente pela primeira vez

Por Claudio Yuge | 10 de Outubro de 2019 às 19h40
google
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

O Google começa a trabalhar na versão seguinte do Android sempre mais de um ano antes de seu lançamento, e temos indícios do Android 11 desde abril. Mas, até agora, a companhia ainda não havia mencionado oficialmente a próxima edição do sistema em questão. Mas isso acaba de mudar: na divulgação da programação do Android Dev Summit 2019, conferência técnica que acontece nos dias 23 e 24 deste mês, aconteceu a primeira menção oficial ao Android 11.

Uma das atrações do calendário é uma sessão de dois dias em Mountain View, intitulada “Preparando o Armazenamento com Escopo no Android 11” — o “Scoped Storage” é um método de armazenamento que muda as permissões de arquivos usados no robozinho verde.

(Imagem: Reprodução/9to5Google)

Embora não seja assim uma surpresa, o nome e a numeração mostram que a companhia deva adotar essa nova nomenclatura imediatamente, abandonando de vez os codinomes baseados em doces — vale destacar que a empresa estaria mesmo optando por algo mais simples, porque nem todos os usuários ao redor do mundo entendem as referências às marcas ou tipos de sobremesas.

Os desenvolvedores participantes do ambiente de programação Android Open Source Project citam a próxima edição como "Android R" — a letra do alfabeto deve seguir em sequência, pelo menos internamente. Já o “Android 11”, embora tenha sido mencionado, ainda assim continua sob discrição. Ele só foi comentado devido às particularidades do “Scoped Storage”, adiadas do Android 10 para o Android 11 por conta do feedback da comunidade de programadores.

Fonte: 9to5Google  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.