Publicidade

Android 11 chega à terceira prévia — confira todas as novidades

Por| 24 de Abril de 2020 às 07h00

Link copiado!

Android 11 chega à terceira prévia — confira todas as novidades
Android 11 chega à terceira prévia — confira todas as novidades

O Google liberou a terceira de seis prévias para desenvolvedores previstas para o Android 11, e as novidades vão se acumulando. Há desde novos recursos até mudanças na aparência. E, claro, também há alguns bugs que devem ser corrigidos nas próximas atualizações, como a posição do relógio no Pixel 4, atualmente cortado pela curvatura no canto da tela.

Usuários dos modelos Pixel 2, Pixel 2 XL, Pixel 3, Pixel 3 XL, Pixel 3a, Pixel 3a XL, Pixel 4, and Pixel 4 XL que fazem parte do beta para desenvolvedores do Android 11 já podem baixar o DP3 (“developer preview 3”) para verificar todas as mudanças abaixo.

Mas, antes, é bom ter em mente algumas coisas. A primeira é que essas são as alterações encontradas pelo pessoal do site o 9To5Google após um bom tempo de uso. A segunda é que muita coisa ainda está em teste e pode mudar até o lançamento do Android 11 no segundo semestre, e até alguns recursos podem acabar descartados ao longo do caminho.

Continua após a publicidade

Esclarecidos esses pontos, vamos às novidades:

  • Card de preferências de notificações aumentou: o ícone do app para o qual você abre o menu de preferências — onde pode, por exemplo, desativar as notificações — está maior do que na DP2.
  • Barra de status cortada: a barra superior ficou muito para cima no DP3 do Android 11, o que faz com que o horário no Pixel 4 tenha ido muito para o canto, e o primeiro algarismo agora fica com o topo cortado. O mesmo acontece com o sinal de porcentagem da bateria, no outro lado. Isso deve ser corrigido no futuro.
Continua após a publicidade
  • Volume mudou de nome: quando você abre o card de volume de mídia, o título mostrado agora é ‘sound’ (“som”), em vez de ‘volume’.
  • Seta nas notificações ficou maior: o ícone que mostra quando uma notificação pode ser expandida (e, depois, contraída) aumentou consideravelmente de tamanho.
Continua após a publicidade
  • Compartilhamento de internet cabeada: nas opções de roteamento de internet, além do Wi-Fi e Bluetooth, agora é possível compartilhar a rede por um cabo USB-C para Ethernet.
  • Notificações: todas podem ser descartadas agora, até mesmo aquelas em andamento, muito comuns em apps que rodam em segundo plano.
Continua após a publicidade
  • Desfazer remoção de apps da tela de recentes: a mais recente versão beta do Android 11 tem um gesto para o usuário trazer de volta um app recente que tenha acabado de dispensar. Só funciona com um que tenha sido recentemente removido, mas já é alguma coisa para você retomar um aplicativo descartado da tela sem querer.

Continua após a publicidade
  • Ajuste na sensibilidade das laterais: o Google também incluiu um novo ajuste para o nível de sensibilidade do gesto na lateral do aparelho, podendo ser mais baixo em um lado e mais alto no outro. O usuário pode arrumar da maneira que preferir, escolhendo como é a sensibilidade no lado esquerdo e com será no direito. A configuração vai valer para todos os apps, segundo o sistema.
  • Menu pop-up de captura de tela: o DP3 do Android 11 traz uma nova interface para a janelinha que aparece quando o usuário faz uma captura de tela. Bem menor, e, ao menos por enquanto, sem a opção de rolar para capturar mais conteúdo.
Continua após a publicidade
  • Apps recentes redesenhado: e, por fim, ao menos dentro do que o site 9To5Google conseguiu descobrir, temos algumas novidades na tela de apps recentes, além da possibilidade de desfazer o fechamento de um deles. Em vez de mostrar uma lista de aplicativos muito usados, agora há dois atalhos: captura de tela e compartilhar.

Fonte: 9To5Google