Android 11 chega à terceira prévia — confira todas as novidades

Por Felipe Junqueira | 24 de Abril de 2020 às 07h00

O Google liberou a terceira de seis prévias para desenvolvedores previstas para o Android 11, e as novidades vão se acumulando. Há desde novos recursos até mudanças na aparência. E, claro, também há alguns bugs que devem ser corrigidos nas próximas atualizações, como a posição do relógio no Pixel 4, atualmente cortado pela curvatura no canto da tela.

Usuários dos modelos Pixel 2, Pixel 2 XL, Pixel 3, Pixel 3 XL, Pixel 3a, Pixel 3a XL, Pixel 4, and Pixel 4 XL que fazem parte do beta para desenvolvedores do Android 11 já podem baixar o DP3 (“developer preview 3”) para verificar todas as mudanças abaixo.

Mas, antes, é bom ter em mente algumas coisas. A primeira é que essas são as alterações encontradas pelo pessoal do site o 9To5Google após um bom tempo de uso. A segunda é que muita coisa ainda está em teste e pode mudar até o lançamento do Android 11 no segundo semestre, e até alguns recursos podem acabar descartados ao longo do caminho.

Esclarecidos esses pontos, vamos às novidades:

  • Card de preferências de notificações aumentou: o ícone do app para o qual você abre o menu de preferências — onde pode, por exemplo, desativar as notificações — está maior do que na DP2.
Diferença nas opções de notificações do DP2 para o DP3 (Foto: Reprodução/9To5Google)
  • Barra de status cortada: a barra superior ficou muito para cima no DP3 do Android 11, o que faz com que o horário no Pixel 4 tenha ido muito para o canto, e o primeiro algarismo agora fica com o topo cortado. O mesmo acontece com o sinal de porcentagem da bateria, no outro lado. Isso deve ser corrigido no futuro.
Barra de status ficou muito para cima e no canto (Foto: Reprodução/9To5Google)
  • Volume mudou de nome: quando você abre o card de volume de mídia, o título mostrado agora é ‘sound’ (“som”), em vez de ‘volume’.
Menu do volume de mídia no Android 11 DP2 e DP3 (Imagem: Reprodução/9To5Google)
  • Seta nas notificações ficou maior: o ícone que mostra quando uma notificação pode ser expandida (e, depois, contraída) aumentou consideravelmente de tamanho.
Notificação no Android 11 DP2 e DP3 (Imagem: Reprodução/9To5Google)
  • Compartilhamento de internet cabeada: nas opções de roteamento de internet, além do Wi-Fi e Bluetooth, agora é possível compartilhar a rede por um cabo USB-C para Ethernet.
Compartilhamento de internet tem nova opção (Imagem: Reprodução/9To5Google)
  • Notificações: todas podem ser descartadas agora, até mesmo aquelas em andamento, muito comuns em apps que rodam em segundo plano.
Você vai poder se livrar de todas as notificações no Android 11 (Imagem: Reprodução/9To5Google)
  • Desfazer remoção de apps da tela de recentes: a mais recente versão beta do Android 11 tem um gesto para o usuário trazer de volta um app recente que tenha acabado de dispensar. Só funciona com um que tenha sido recentemente removido, mas já é alguma coisa para você retomar um aplicativo descartado da tela sem querer.

  • Ajuste na sensibilidade das laterais: o Google também incluiu um novo ajuste para o nível de sensibilidade do gesto na lateral do aparelho, podendo ser mais baixo em um lado e mais alto no outro. O usuário pode arrumar da maneira que preferir, escolhendo como é a sensibilidade no lado esquerdo e com será no direito. A configuração vai valer para todos os apps, segundo o sistema.
Sensibilidade do gesto de voltar pode ser configurada separadamente para cada lateral (Foto: Reprodução/9To5Google)
  • Menu pop-up de captura de tela: o DP3 do Android 11 traz uma nova interface para a janelinha que aparece quando o usuário faz uma captura de tela. Bem menor, e, ao menos por enquanto, sem a opção de rolar para capturar mais conteúdo.
Novo menu de captura de tela (Foto: Reprodução/9To5Google)
  • Apps recentes redesenhado: e, por fim, ao menos dentro do que o site 9To5Google conseguiu descobrir, temos algumas novidades na tela de apps recentes, além da possibilidade de desfazer o fechamento de um deles. Em vez de mostrar uma lista de aplicativos muito usados, agora há dois atalhos: captura de tela e compartilhar.
Nova tela de apps recentes no DP3 do Android 11 (Foto: Reprodução/9To5Google)

Fonte: 9To5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.