O Android Lollipop está lentamente chegando a mais dispositivos

Por Redação | 03.02.2015 às 13:38 - atualizado em 03.02.2015 às 17:32
photo_camera Divulgação

A versão estável do Android 5.0 Lollipop foi lançada em novembro do ano passado. Mesmo assim, ainda são poucos os aparelhos em que ele já está instalado. Segundo dados do Google, apenas 1,6% dos smartphones Android do mundo estavam atualizados até o dia 2 de fevereiro, o que é bem pouco, já que uma das versões mais antigas disponíveis, a Gingerbread 2.3, representa 7,4% dos smartphones.

Na verdade, esses dados não são exatamente uma surpresa. Com exceção de empresas conhecidas por serem early adopters, como HTC, LG e Motorola – principalmente no exterior – poucas marcas já disponibilizaram a atualização para os seus dispositivos. No caso do Brasil, nem mesmo a Motorola liberou a atualização para todos os modelos vendidos.

Por esse motivo, pode ser que ainda leve um tempo para que o Lollipop seja o Android dominante no mercado; isso ainda pode levar uma geração inteira de smartphones para acontecer. Por enquanto, nem mesmo aparelhos novos, como o Moto Maxx e o Moto G 2014, estão nas lojas com a versão mais recente do sistema.

A culpa é das fabricantes?

Enquanto o Android 5.0 Lollipop lentamente chega aos smartphones, fica sempre a questão: por que as atualizações estão demorando tanto para serem liberadas? Segundo a Motorola, isso se deve à diferença existente entre os smartphones e o tempo exigido para testar todas as funcionalidades do novo software.

No entanto, para a felicidade dos usuários, empresas como LG, Motorola e Samsung estão aproveitando o começo de ano para liberar as atualizações, mesmo que aos poucos. Vale a pena ficar de olho para ver se o seu aparelho não está entre os próximos da fila.

A tendência é que, lentamente, o Android 5.0 Lollipop comece a conquistar sua parcela de mercado e chegue de maneira satisfatória ao usuário final.

Fonte: http://www.engadget.com/2015/02/02/first-android-lollipop-usage-stats/?ncid=rss_truncated