Aprenda a reduzir o consumo de dados móveis no Android

Por Redação

Muitas pessoas possuem um smartphone e quem ainda não tem, certamente já pensou em trocar o celular comum por um modelo mais moderno. Com um celular inteligente é possível usar aplicativos de conversação, navegar na web, interagir nas redes sociais, entre outras coisas. Porém, nem sempre o usuário vai ter uma rede Wi-Fi disponível para fazer isso, sendo obrigado a acessar a internet móvel do aparelho.

Infelizmente, os pacotes de dados móveis que as operadoras brasileiras oferecem são limitados e, muitas vezes, acabam antes do esperado, obrigando o usuário a navegar de forma extremamente lenta. Aplicativos de conversação, como o WhatsApp e o Line não consomem muitos dados (exceto pelo download de conteúdo, como vídeos), mas navegar na web constantemente pode fazer seu pacote chegar ao limite cedo demais. Uma forma de reduzir esse consumo é limitar a utilização de dados nos navegadores do seu smartphone. Por isso, apresentaremos aqui algumas dicas de como configurar alguns navegadores em smartphones com Android.

O Google Chrome é o navegador padrão destes dispositivos. Ele possui uma ferramenta para garantir a economia de dados do smartphone. Para configurá-la, primeiramente acesse no menu principal do seu celular o ícone "apps" (aquele com vários quadradinhos). Em seguida, clique no ícone do Google Chrome.

Após clicar no ícone do Google Chrome, acesse o Menu dele clicando no botão inferior do lado esquerdo (aquele que tem vários tracinhos) do seu aparelho. Um menu como esse deverá aparecer. Clique em "Configurações".

Em seguida escolha a opção "Gerenciamento de largura de banda".

E agora clique em "Reduzir uso de dados".

Por fim, uma tela como a ilustrada abaixo será mostrada. Mova o botão superior do lado direito para a direita e pronto! Agora seu navegador está configurado para demorar menos carregando páginas e, consequentemente, fazer sua conexão 3G durar mais.

Para quem possui celular da Samsung com TouchWiz e utiliza o seu navegador padrão, o procedimento é bem parecido. Primeiro acesse o navegador.

Depois, clique em "Configurações".

Em seguida escolha a opção "Gerenciamento de largura de banda".

E finalmente selecione a opção "Reduzir uso de dados". Uma tela como a que está abaixo deverá aparecer.

Para reduzir o consumo de dados 3G, selecione a primeira opção ("Pré-carregar resultados da pesquisa") e deixe selecionado o item "Apenas em Wi-Fi".

Faça o mesmo com a segunda opção "Pré-carregamento da página". Dessa forma, sempre que você estiver navegando utilizando a rede 3G, o consumo de dados neste navagador estará configurado para ser reduzido.

Outro navegador também bastante utilizado é o Mozilla Firefox, porém ele não oferece uma configuração que ajude a reduzir o consumo de dados no smartphone para apresentarmos aqui.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.