Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Startup lança teleatendimento psiquiátrico gratuito para população LGBTQIA+

Por| Editado por Claudio Yuge | 11 de Novembro de 2021 às 16h40

 LinkedIn Sales Solutions/Unsplash
LinkedIn Sales Solutions/Unsplash
Continua após a publicidade

A healthtech Sanar divulgou bons números do Teleambulatório Gratuito de Psiquiatria, que atende a pacientes da comunidade LGBTQIA+. A iniciativa já existe há cerca de um ano e contabiliza quase 2.000 atendimentos gratuitos no período.

O teleambulatório conta com a participação de alunos dos cursos de pós-graduação de psiquiatria da Sanar e médicos tutores contratados pela startup. Os pacientes foram cadastrados em uma parceria com a Aliança Nacional LGBTI+ e a ONG Mães pela Diversidade.

As pessoas preenchem um formulário e passam por uma triagem, que dá prioridade a quem está em situação de vulnerabilidade e necessita de cuidados em saúde mental. Em outubro deste ano, o projeto foi reconhecido pela Prefeitura de São Paulo e rendeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade.

Saulo Ciasca, coordenador da pós-graduação em psiquiatria da Sanar (Imagem: Divulgação/Sanar)
Saulo Ciasca, coordenador da pós-graduação em psiquiatria da Sanar (Imagem: Divulgação/Sanar)

A iniciativa importa bastante nos tempos atuais, já que as taxas de questões de saúde física e mental — como depressão, ansiedade, suicídio e transtornos alimentares — são maiores na população LGBTQIA+.

“Esta parte da população é vulnerabilizada para desfechos negativos de saúde mental por sofrer com estigma, discriminação e violência vivenciado pela LGBTfobia”, explica Saulo Ciasca, psiquiatra e coordenador da pós-graduação em psiquiatria da Sanar.

Segundo Ciasca, há um ganho mútuo na iniciativa porque os jovens médicos aprendem a lidar com a diversidade e as formas de tratar cada paciente, enquanto estes ganham um tratamento diferenciado. "Os nossos alunos têm acesso a um atendimento em saúde mental para uma parcela expressiva da população, que não é comum em nenhum lugar do Brasil”, explica Ciasca. A expectativa é que o número de consultas seja ampliado para chegar a mais pessoas a partir do ano que vem.