Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy Z Flip 2? Samsung patenteia celular compacto com articulação diferentona

Por| 14 de Dezembro de 2020 às 08h36

Reprodução/LetsGoDigital
Reprodução/LetsGoDigital
Continua após a publicidade

O começo de 2020 teve dois grandes destaques no segmento de celulares flip: a volta do clássico Moto Razr e o desafiante Galaxy Z Flip. Após ganhar uma atualização 5G ao longo do ano, o aparelho da Samsung parece pronto para um salto técnico, pelo menos é o que indica uma patente revelada pelo site LetsGoDigital.

O modelo mostrado no documento não traz ideias mirabolantes ou difíceis de serem implementadas. Pelo contrário, apresenta uma evolução do design atual do Galaxy Z Flip, não muito diferente do avanço trazido pelo Galaxy Z Fold 2 em relação à primeira geração do modelo.

Do lado de fora, a patente — concedida no dia 10 de dezembro, mas registrada em junho — apresenta uma tela bem maior que a atual. Na primeira geração do Flip, as notificações são exibidas em uma minúscula tela de 1,1 polegada, porém, caso o celular tenha as mesmas dimensões externas do atual Flip, o novo display externo pode medir cerca de três polegadas. O tamanho é equivalente ao do componente usado no Razr (2019), o que é uma das poucas vantagens técnicas do modelo da Motorola frente ao celular sul-coreano.

Ao lado da tela externa, o conjunto fotográfico inclui o que parece ser um arranjo com três ou quatro câmeras em uma fileira horizontal. O módulo deve incluir ainda um flash LED, provavelmente na área ovalada em um dos cantos.

Articulação não deixa um vão na dobra da tela (Imagem: reprodução/LetsGoDigital)
Articulação não deixa um vão na dobra da tela (Imagem: reprodução/LetsGoDigital)

A tela principal apresenta outro avanço à primeira vista, com uma diminuição das bordas laterais. No topo e rodapé porém, as bordas mostradas nas ilustrações cresceram um pouquinho, incorporando cinco recortes na parte superior, provavelmente para câmeras.

O maior destaque da parte interna, segundo a patente, é um novo mecanismo de articulação, que permite dobrar o celular sem deixar um vão entre as partes. Além disso, o sistema permite manter o aparelho aberto em uma posição intermediária.

Continua após a publicidade

A estrutura do mecanismo lembra algumas pulseiras metálicas dos relógios tradicionais, com diversos pequenos segmentos interligados de maneira intercalada.

O registro da Samsung não sugere uma data de lançamento para o aparelho, mas é quase certo que o Galaxy Z Flip terá uma nova geração no primeiro semestre de 2021. Com o esperado lançamento da linha Galaxy S21 em janeiro, o Z Flip 2 pode ser anunciado no mesmo evento, assim como aconteceu com as famílias Galaxy S20 e o Z Flip original.

Fonte: LetsGoDigital