Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple quer diminuir telas "piratas” com alerta de peças genuínas no iPhone 11

Por| 27 de Setembro de 2019 às 18h35

iFixit
iFixit
Continua após a publicidade

A Apple sabe que há um grande mercado paralelo de consertos e peças de seus aparelhos e, desde agosto deste ano, vem tentando diminuir os reparos e vendas “caseiras” ou de oficinas não autorizadas. Agora, isso também chega aos softwares do aparelho: os iPhone 11, Pro e Pro Max atualizados com o iOS 13.1 contam com um alerta de checagem de tela genuína.

A novidade, por enquanto, está limitada aos smartphones recém-lançados e o sistema operacional. Sempre que detectar um display sobressalente de terceiros, o dispositivo vai apresentar a seguinte mensagem: “Não é possível verificar se este iPhone possui uma tela genuína da Apple”. O aviso, inicialmente, fica na tela de bloqueio durante quatro dias, antes de se alojar no menu “Configurações” por 15 dias e, finalmente, ficar em “Informações do dispositivo”, para que a própria equipe da Maçã identifique em eventuais novos reparos.

Apple quer diminuir telas "piratas” com alerta de peças genuínas no iPhone 11
Mensagem do iOS 13.1 que indica quando uma tela do iPhone não é original (Imagem: Reprodução/iFixit)

Para evitar que seu telefone fique “marcado”, você terá que trocar o painel por uma peça oficial — seja por um técnico da Apple ou por terceiros. A princípio, ficar nessa lista parece não trazer prejuízos, com exceção do fato de que, assim, o aparelho perde o TrueTone, tecnologia que precisa do componente original para desempenhar imagens mais naturais na Retina e na Touch Bar.

Teste garante que não dá para enganar a Apple

A companhia vem usando um sistema de detecção semelhante para as baterias. O pessoal do iFixit tentou “enganar” o sistema, usando outras telas e até trocando o conjunto do Face ID de um iPhone com display original, mas a notificação continuou aparecendo.

O palpite dos especialistas é de que a Maçã vem conseguindo emparelhar cada display para cada unidade do smartphone, por meio de criptografia. Embora muitos acreditem que isso possa dar mais segurança nos reparos, tem bastante gente criticando a Apple, acusando-a de engordar ainda mais seu próprio mercado exclusivo de acessórios e serviços.

E você, o que acha dessa novidade?

Continua após a publicidade

Fonte: iFixit