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Operadora de saúde Golden Cross sofre ciberataque e sistemas ficam fora do ar

Por| Editado por Claudio Yuge | 12 de Setembro de 2022 às 13h20

Divulgação/Golden Cross
Divulgação/Golden Cross
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A operadora de planos de saúde Golden Cross foi vítima de um ataque cibernético que, neste final de semana, deixou fora do ar o site oficial da empresa. No domínio, está disponível uma mensagem confirmando o incidente e o desligamento de parte dos sistemas da companhia como uma medida preventiva, sem previsão de retorno às atividades normais.

Ainda assim, segundo a empresa, o atendimento aos clientes segue disponível por meio de telefone e diferentes contas no WhatsApp para públicos como beneficiários, prestadores e corretores. Não há previsão de retorno às atividades normais, com a Golden Cross afirmando estar trabalhando ao lado da consultoria PwC (Pricewaterhouse Coopers) no restabelecimento das plataformas.

Operadora de saúde Golden Cross sofre ciberataque e sistemas ficam fora do ar
Mensagem postada no site da operadora de planos de saúde Golden Cross confirma incidente cibercriminoso, mas não fala em comprometimento de dados de clientes ou funcionários (Imagem: Captura de tela/Felipe Demartini/Canaltech)

Enquanto não existem detalhes sobre o caráter do ataque sofrido pela Golden Cross nem quanto à possibilidade de comprometimento dos dados de funcionários e clientes, a única informação adicional é que os sistemas da empresa serão normalizados em ordem de prioridade e relevância. Apesar de o incidente ter sido confirmado oficialmente na última sexta (09), os relatos de dificuldade no acesso aos serviços começaram a aparecer no início da última semana. Principalmente após o feriado de 7 de setembro, usuários começaram a falar sobre páginas fora do ar e lentidão no acesso, na ocasião, atribuídas pela companhia a uma sobrecarga nos sistemas de atendimento.

Operadora de saúde Golden Cross sofre ciberataque e sistemas ficam fora do ar
Antes mesmo da confirmação do ataque, pelo Twitter, Golden Cross citava dificuldades no acesso devido ao alto fluxo de usuários (Imagem: Captura de tela/Felipe Demartini/Canaltech)

As poucas informações disponíveis fazem pensar, primeiro, em um ataque de negação de serviço, que geraria o alto fluxo citado pela operadora no acesso a seus serviços. O desligamento posterior dos sistemas, entretanto, faz pensar também em um golpe de ransomware, que pode ter atingido algumas das plataformas da empresa, com outras sendo desligadas de forma a evitar uma disseminação lateral da praga. Até que a companhia confirme o que aconteceu, entretanto, fica difícil saber exatamente.

Aos usuários, resta aguardar o reestabelecimento dos sistemas e usar os serviços de atendimento indicados pela Golden Cross caso precisem de auxílio. Além disso, é importante ficar atento a eventuais contatos, como ligações ou mensagens, que possam ser realizadas em nome da companhia; uma via comum de fraude no caso, ainda não confirmado, de vazamento de dados dos clientes de planos de saúde.

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Com informações do CISO Advisor.