Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

EUA se preparam para ataques virtuais da Rússia após invasão na Ucrânia

Por| Editado por Claudio Yuge | 24 de Fevereiro de 2022 às 15h10

Divulgação/Check Point
Divulgação/Check Point
Continua após a publicidade

O governo dos Estados Unidos está em alerta máximo quanto a possibilidade de ataques cibernéticos em suas redes realizados pela Rússia, após a aplicação de novas sanções no país por consequência da invasão da Ucrânia iniciada na madrugada desta quinta-feira (24).

Segundo informações de, um alerta já havia sido emitido pelo FBI na última terça-feira (22), direcionado a empresas e governos locais espalhados pelos EUA. No comunicado, era solicitado que essas instituições ficassem atentas quanto a possíveis ataques ransomware originados da Rússia. Um aviso semelhante foi emitido poucos dias antes para os grandes bancos do país.

Até o fechamento desta matéria, ainda não havia ocorrido nenhum tipo de ataque desse tipo aos EUA, mas na Europa, no cenário do confronto entre Ucrânia e Rússia, sites governamentais ucranianos sofreram com incidentes de vírus que visavam apagar dados da plataforma — embora a origem dessas ameaças ainda não tenha sido confirmada como russa.

Ataques cibernéticos russos nos EUA tem precedentes

EUA se preparam para ataques virtuais da Rússia após invasão na Ucrânia
Ataque na SolarWinds é um grande precedente para preocupação dos EUA com ataques virtuais russos. (Imagem: Divulgação/SolarWinds)

A preocupação dos EUA quanto a ataques cibernéticos originados da Rússia tem precedentes, já que alguns dos principais problemas de segurança virtuais do país tinham conexões com a nação europeia.

Um dos exemplos mais recentes e impactantes com relações com a Rússia foi o ataque ransomware na SolarWinds, uma das maiores vendedoras de software dos EUA, ocorrido em 2021 e que teve como consequência o fechamento de um dos maiores oleodutos dos EUA, cujo os administradores utilizavam os sistemas desenvolvidos pela empresa, gerando assim uma crise de abastecimento temporária no país.

Continua após a publicidade

Além disso, como a Ucrânia utiliza muitas tecnologias comerciais, ou seja, compradas de outros países, como os EUA, a Rússia pode obter acesso a tecnologias estadunidenses por meio do conflito, mesmo não mirando diretamente na nação norte-americana.

Mesmo com o cenário de segurança virtual dos EUA tendo sido reforçado nos últimos meses pela administração Biden, vulnerabilidades ainda podem existir — e, a depender da progressão do conflito e do envolvimento estadunidense nele, a Rússia pode tentar explorá-las.

Fonte: CNN