Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que está tão difícil manter o foco e se concentrar?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Dezembro de 2022 às 17h37

Simeon Jacobson/Unsplash
Simeon Jacobson/Unsplash
Continua após a publicidade

Especialistas alertam que estamos vivendo uma grave crise de concentração, e a culpa pode ser da tecnologia. Um estudo que contou com a participação de universitários descobriu que esse público só se concentra em uma tarefa específica por 65 segundos. Um estudo diferente com trabalhadores de escritório descobriu que eles se concentram em média por três minutos.

A teoria dos especialistas é que isso não está acontecendo porque todos nós individualmente perdemos o foco. Na prática, ele foi "roubado" de nós, pela vida moderna. Segundo Earl Miller, neurocientista do MIT (Massachusetts Institute of Technology), o ser humano tem uma capacidade cognitiva muito limitada, mas o adolescente médio agora acredita que pode seguir seis formas de mídia ao mesmo tempo.

Quando os neurocientistas estudaram isso, descobriram que quando as pessoas acreditam que estão fazendo várias coisas ao mesmo tempo, na verdade estão fazendo malabarismos, ou seja, trocando a atenção de um lado para o outro. Essa mudança passa despercebida, mas na prática, consiste em reconfigurar o cérebro momento a momento, tarefa a tarefa.

Quando isso acontece, as evidências científicas apontam que o desempenho cai, tornando a pessoa mais lenta, obrigada a se lembrar do que estava fazendo antes. Isso significa que, se você verificar suas mensagens de texto enquanto tenta trabalhar, não estará apenas perdendo os pequenos intervalos de tempo que passa olhando as mensagens em si, mas também estará perdendo o tempo necessário para reorientar o foco depois.

Tecnologia pode ser a responsável pela falta de concentração das pessoas (Imagem: Rawpixel/Envato)
Tecnologia pode ser a responsável pela falta de concentração das pessoas (Imagem: Rawpixel/Envato)

Um estudo da Carnegie Mellon University dividiu 136 indivíduos em dois grupos: o primeiro foi orientado a desligar o telefone, enquanto o outro deveria manter o telefone ligado, recebendo mensagens de texto normalmente. Depois de submetidos a um teste cognitivo, os alunos que receberam mensagens tiveram desempenho, em média, 20% pior.

Enquanto isso, há fortes evidências científicas de que o estresse e a exaustão arruinam sua atenção. Hoje, cerca de 35% dos trabalhadores sentem que nunca podem desligar seus telefones por causa da possibilidade de receber um e-mail ou mensagem do trabalho a qualquer hora do dia ou da noite.

Continua após a publicidade

Conforme alerta a comunidade científica, é preciso agir com urgência para lidar com essa crise de concentração desencadeada pela tecnologia.

Fonte: The Guardian