Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mistério! Escola dos EUA registra 100 casos de tumor cerebral e intriga ciência

Por| Editado por Luciana Zaramela | 19 de Abril de 2022 às 14h55

cookelma/envato
cookelma/envato
Continua após a publicidade

Uma escola de Woodbridge (EUA) chamada Colonia High School chamou a atenção da ciência por conta de um verdadeiro mistério: o intrigante acúmulo de 100 casos de tumor cerebral. Os pesquisadores não descobriram as causas para essa "epidemia", mas as principais teorias estão atreladas a fatores ambientais.

A maioria das pessoas que estudaram nessa mesma instituição e desenvolveram tumor cerebral se formaram entre 1975 e 2000, salvo raras exceções, que se formaram no ensino médio em 2014. Frente a tantos relatos, o prefeito de Woodbridge contatou o Departamento de Saúde do Estado (Department of Health), Departamento de Proteção Ambiental (Department of Environmental Protection) e a Agência Federal para Registros de Substâncias Tóxicas e Doenças (Federal Agency for Toxic Substance and Disease Registr) para dar início a uma investigação.

Estudos apontam que esse tipo de tumor cerebral pode ser causado por fatores genéticos ou por conta da exposição a produtos químicos como pesticidas, petróleo, borracha sintética e cloreto de vinila. Alguns especialistas chegaram a relacionar à radiação ionizante.

Quando a escola foi construída, na década de 1960, era uma terra virgem, então o pressuposto é que não havia nada no solo. Isso torna a investigação uma tarefa ainda mais árdua. Por enquanto, a direção da escola aguarda para ouvir dos órgãos ambientais quais devem ser os próximos passos.

Tumor cerebral

Escola dos EUA chama atenção da ciência ao registrar 100 casos de tumor cerebral (Imagem: Aew/Rawpixel)
Escola dos EUA chama atenção da ciência ao registrar 100 casos de tumor cerebral (Imagem: Aew/Rawpixel)

O glioblastoma multiforme (GBM) é o tipo mais comum de tumor cerebral maligno. Nesse caso, o câncer pode se espalhar para outras áreas do cérebro, apesar de raramente atingir outras partes do corpo. Afeta principalmente as células gliais (vitais para a função das células nervosas) e acomete pessoas de 45 a 70 anos, principalmente.

Continua após a publicidade

Os sintomas do tumor cerebral tendem a aparecer rapidamente:

  • Visão turva
  • Dores de cabeça
  • Perda de apetite
  • Problemas de memória
  • Mudanças de humor ou personalidade
  • Fraqueza muscular ou problemas de equilíbrio
  • Náuseas e vômitos
  • Convulsões
  • Problemas de fala
  • Alterações na sensação, dormência ou formigamento

Por enquanto, não há cura para o tumor cerebral, e os tratamentos se concentram na remoção ou redução do tumor para reduzir os sintomas. O primeiro passo é a cirurgia para remover o tumor, seguida de radioterapia e quimioterapia. Se a cirurgia não for uma opção devido à saúde geral do paciente ou à localização do tumor, a radioterapia e a quimioterapia podem controlá-lo.

Fonte: NJ, CBS News, Cleveland Clinic, IFL Science