Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

FDA rejeita uso de ivermectina contra COVID-19: "Você não é um cavalo"

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Agosto de 2021 às 14h17

MegiasD/Envato
MegiasD/Envato
Continua após a publicidade

A ivermectina gerou uma verdadeira divisão de opiniões desde o início da pandemia, mesmo com as agências de saúde alertando para a ineficácia (e os riscos) de seu uso. E no último sábado (21), a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, FDA, fez um alerta sobre o medicamento.

"Você não é um cavalo. Você não é uma vaca. Sério, pessoal. Parem com isso", anunciou a FDA em seu perfil do Twitter, ao divulgar um comunicado em que apresenta as razões para não aderir ao uso de ivermectina para tratar ou prevenir a COVID-19.

Os comprimidos de ivermectina são aprovados pela FDA para tratar pessoas com doenças causadas por vermes. Além disso, algumas formas tópicas de ivermectina são aprovadas para tratar parasitas externos, como piolhos, e doenças da pele, como rosácea. Só que algumas formas de ivermectina são usadas em animais para prevenir dirofilariose e certos parasitas internos e externos, e a agência ressalta a importância de observar que esses produtos são diferentes daqueles para pessoas e seguros quando usados ​​conforme prescrito apenas para animais.

"A FDA não aprovou a ivermectina para uso no tratamento ou prevenção de COVID-19 em humanos. Os comprimidos de ivermectina são aprovados em doses muito específicas para alguns vermes parasitas, e existem formulações tópicas (na pele) para piolhos e doenças da pele como a rosácea. A ivermectina não é um antiviral (um medicamento para o tratamento de vírus)", alerta a agência em seu comunicado.

A agência de saúde ainda diz que tomar grandes doses desse medicamento é perigoso e pode causar sérios danos, e que se uma pessoa tiver uma receita de ivermectina para uso aprovado pela FDA, deve obter de uma fonte legítima e tomar exatamente como prescrito. "Nunca use medicamentos destinados a animais em você. As preparações de ivermectina para animais são muito diferentes das aprovadas para humanos", aponta, uma vez que as pessoas estavam recorrendo até mesmo ao medicamento destinado a uso veterinário para se automedicarem.

Fonte: FDA via The Guardian