Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anvisa suspende uso obrigatório de máscara em aviões e aeroportos

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Agosto de 2022 às 17h42

ismail mohamed - SoviLe/Unsplash
ismail mohamed - SoviLe/Unsplash
Continua após a publicidade

Até agora, os viajantes eram obrigados a usar máscara nos aeroportos e aviões do Brasil. No entanto, a medida cai por terra nesta quarta (17), uma vez que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu suspender o uso obrigatório do item.

Na prática, a decisão da Anvisa passa a valer oficialmente a partir da publicação no Diário Oficial da União, o que deve acontecer, no máximo, até a próxima quinta-feira (18). O uso de máscara era uma medida estabelecida contra a covid-19. A obrigatoriedade existia desde 2020, e mesmo com a suspensão, a agência ainda recomenda que os passageiros se protejam.

Na reunião conduzida pela diretoria da agência, o voto pela retirada da regra foi unânime. O argumento é que o cenário epidemiológico atual permite a atualização de algumas medidas sanitárias, o que inclui o uso obrigatório de máscara.

Mesmo assim, a agência ressalta a importância do uso de máscaras e do distanciamento físico no combate à doença que tanto preocupou a população mundial nos últimos anos.

Diretoria da Anvisa foi unânime ao votar pelo fim da obrigatoriedade do uso de máscara em aviões e aeroportos no Brasil (Imagem: Andrew Valdivia/Unsplash)
Diretoria da Anvisa foi unânime ao votar pelo fim da obrigatoriedade do uso de máscara em aviões e aeroportos no Brasil (Imagem: Andrew Valdivia/Unsplash)

"Diante do atual cenário, o uso de máscaras, adotado até então como medida de saúde coletiva, é convertido em medida de proteção individual", afirma a agência. Por enquanto, algumas coisas ainda não mudam, como a disponibilização de álcool em gel em aeroportos e aeronaves, além dos procedimentos de limpeza e desinfecção. Avisos sonoros recomendando o uso de máscaras também devem ser mantidos.

Na última atualização, em maio deste ano, a Anvisa autorizou o retorno do serviço de bordo e a taxa de ocupação de passageiros nos padrões estabelecidos antes da pandemia. Na contramão da agência brasileira, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa) e o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças optaram por suspender o uso obrigatório de máscara ainda em maio.

Continua após a publicidade

Fonte: G1