Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anticorpos de quem se recuperou da COVID-19 não protegem contra variante Gama

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Julho de 2021 às 18h40

Freepik
Freepik
Continua após a publicidade

Em testes realizados com a variante Gama do coronavírus, que se originou em Manaus, cientistas da USP (Universidade de São Paulo) descobriram que os anticorpos gerados por quem já teve COVID-19 não protegem o organismo da contaminação pela cepa.

A pesquisa, que contou com colaboração internacional, concluiu que a variante Gama consegue escapar dos anticorpos neutralizantes, aqueles que são gerados pelo sistema imunológico depois que uma pessoa se infecta por outras variantes do vírus. 

Anticorpos de quem se recuperou da COVID-19 não protegem contra variante Gama
Imagem: Reprodução/kjpargeter/Freepik

Os estudos, ainda que tenham sido realizados em laboratório (in vitro), reforçam a importância em entender que pode haver uma reinfeção. Os pesquisadores usaram amostras do plasma de pacientes que foram contaminados pela doença e de quem foi imunizado com doses da CoronaVac. 

"A pesquisa mostra que pessoas que foram vacinadas ainda estão suscetíveis à infecção; se você tomou a vacina, continue usando máscara, continue com distanciamento social, continue usando as medidas de higiene para evitar a transmissão para outras pessoas", orienta William Marciel de Souza, principal autor da pesquisa.

Souza reforça ainda que as vacinas não evitam que a pessoa seja infectada pelo coronavírus, mas sim que ela desenvolva uma forma grave de infecção. "O objetivo da vacina é contra a doença, a forma grave, da pessoa morrer, ter sequelas graves", completa.

Fonte: Agência Brasil