Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter Blue define preço e vai incluir selo de verificado entre os benefícios

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Novembro de 2022 às 17h46

Felipe Freitas/Canaltech
Felipe Freitas/Canaltech
Twitter
Tudo sobre Twitter
Continua após a publicidade

O Twitter vai passar cobrar US$ 8 (R$ 40 na conversão direta) para quem quiser um selo de perfil verificado, anunciou o novo dono da rede, Elon Musk, em seu perfil pessoal. Além da etiqueta especial, o assinante também terá acesso a outras vantagens, como prioridade nas respostas, menções e busca, capacidade de publicar vídeos e áudios mais longos e redução na exibição de publicidade no feed.

Atualmente, o selo de verificação é concedido aos usuários de forma gratuita, mas os perfis precisam atender uma série de critérios e pertencerem a categorias específicas, como organizações, órgãos governamentais, influenciadores relevantes, veículos jornalísticos e jornalistas. Contudo, a partir da mudança, todos deverão pagar o valor mensal ao Twitter para manter o status.

Novo Twitter Blue

Na publicação, Elon Musk deu alguns detalhes acerca do novo plano de assinatura, mencionando que esse será o "novo Twitter Blue". O valor será ajustado conforme "o poder de compra de cada país", explicou Musk, contudo nada foi dito acerca da expansão do pacote de assinatura para mais regiões.

O Twitter Blue garantiria o selo de verificação e outras vantagens para usuários pagantes (Imagem: Caio Carvalho/Canaltech)
O Twitter Blue garantiria o selo de verificação e outras vantagens para usuários pagantes (Imagem: Caio Carvalho/Canaltech)

Quanto às vantagens adicionais, o novo CEO e dono do Twitter disse que o usuário pagante terá "prioridade nas respostas, menções e pesquisa", adições que devem impulsionar a popularidade da conta e a possibilidade de ter mais interações. A mudança também "será essencial para reduzir spam e perfis enganosos", ressaltou o "Chief Twit".

Continua após a publicidade

Musk afirmou ainda que assinantes verão metade da quantidade de anúncios que as contas não pagantes e também poderão driblar o paywall de publicações dispostas a trabalhar com a rede social, apesar de não se aprofundar em detalhes a respeito disso.

Para diferenciar o selo de verificado "comum" daqueles usados por figuras públicas, Musk revelou que uma pequena tag será adicionada abaixo do nome de um perfil relevante. Isso deve ser dar, provavelmente, a fim de identificar a finalidade da conta — político, artista, organização ou perfil oficial, por exemplo.

Fundos para criadores

Segundo Musk, essa nova assinatura também abrirá espaço para remunerar criadores de conteúdo na plataforma — uma grande dificuldade do Twitter até hoje. "Isso também dará ao Twitter um fluxo de receita para recompensar criadores de conteúdo", disse.

Continua após a publicidade

O CEO não entrou em detalhes sobre planos de monetização, mas isso deve se tornar mais consistente do que a capacidade de receber dinheiro dos próprios seguidores via Super Follow.

Reação do Twitter

A ideia de Musk, porém, não foi nada bem recebida pelos usuários do Twitter. Em vários posts, a comunidade se mostrou contrária à ideia de pagar pelo selo de verificação e acreditam que a nova regra mudará a forma com que esses perfis são percebidos pelos outros.

Continua após a publicidade

Uma enquete feita por um repórter do The Verge, Tom Warren, também mostra indisposição dos usuários para desembolsar qualquer quantia pelo status de verificado.

Usuários também ressaltam a finalidade original do selo de verificação do Twitter. A cosmologista e escritora Katie Mack ressalta que o status de autenticidade foi construído para ser um identificador de organizações, entidades, empresas e indivíduos de importância comum para a sociedade, e não um símbolo de superioridade.

Continua após a publicidade

Sem data prevista

Quanto a mudança no modelo do Twitter Blue e na exigência de pagamento para manter o selo de verificado, Elon Musk não mencionou datas de lançamento. Provavelmente, a novidade deve estar em processo de desenvolvimento na plataforma e, por se tratar de uma mudança profunda no modelo da rede social, o processo deve ser bem complexo.